Frase da semana

“Se tivesse que fundar agora o El País, provavelmente não seria em papel. Faria alguma coisa na internet e uma versão em papel com o que considerasse mais atraente“.

Frase de Juan Luis Cebrián, primeiro diretor do jornal El País, no livro Os melhores jornais do mundo, lançado recentemente.

6 respostas a “Frase da semana”

  1. Exatamente por isso, que acredito cada vez mais no webjornalismo. O site deve ser rápido como toda a notícia, utilizar uma interface atraente e possuir um conteúdo confiável. É perda de tempo e dinheiro, montar um site para “desfilar” o que os editores acharam de mais importante da versão impressa. Muitos ainda pensam assim, e perdem fluxo de leitores por isso.

    È interessante desenvolver o site, como um termômetro para o impresso, isso pode atrair mais público para os dois. Entretanto, o papel é ainda mais prático, por ser fácil de guardar, e poder ser lido no ônibus, por exemplo.

    Curtir

  2. Juan Luis Cebrián não está dizendo qualquer novidade, pois isso é mais óbvio do que não se fazer mais jornal por linotipos.
    O mundo avança, as tecnologias se sobrepõem e a internet está aí pra provar isso.
    É simples: os jovens de hoje estão sendo formados com computadores. Então, eles só se comunicam pela web. Eles e os internautas mais assíduos, usam a web para tudo. A resposta está na restrição dos jornais em publicar fotos na web, restringir acesso a conteúdos, etc. Isso porque (e eu tenho provas disso), quando a edição vai toda ela para a web, a venda nas bancas cai assustadoramente.
    Não sou contra àqueles que insistem no papel até por questão estratégica. Mas o jeito é se adequar (ou ficar pra trás).
    Abraços

    Renato Cardoso

    Curtir

  3. O jornal mais importante da minha cidade montou um site muito legal, layout bacana, todo o conteúdo que sai no jornal também sai no site, mas os caras não botaram RSS em nada. Um site de noticias sem RSS? Acho que muitos jornais foram pegos de surpresa e montaram sites na Internet só pra dizer que montaram algo voltado pra Internet.

    Curtir

  4. Faz tempo que não rola um post “dicas de leitura” por aqui…
    Quando puder, volta a indicar livros aí 🙂

    Curtir

  5. Opa, Leandro.

    Acho que vou retomar os posts com dicas de leituras. Aliás, recomendo o “Os melhores jornais do mundo” 🙂

    Abs

    Curtir

  6. […] a alguns pedidos, vou voltar a escrever posts sobre dicas de livros aqui, no blog. Até criei a categoria […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *