
Orkut, MySpace, Linkedin, Facebook. Você está cansado de tantas redes sociais? Não é o único. Números da ComScore revelam uma queda no tempo de uso das principais redes sociais. No final, a pesquisa confirma em números algo que já foi comentado aqui, no blog, e eu já ouvi de diversos amigos. As redes sociais estão saturadas.
Os números indicam que o tempo de uso dos usuários norte-americanos “user engagement” caiu nestes sites entre dezembro de 2006 e dezembro de 2007. A MySpace, por exemplo, teve uma queda de 24%; a novíssima Facebook, 13%, e a Friendster marcou uma queda de 75% nos últimos 4 meses. Além de uma certa fadiga, podem existir diversos motivos para a queda do tempo de uso, mas os números merecem atenção.
Ainda mais tendo em mente que relatórios da Google revelam que plataformas de redes sociais não estão rendendo o que deveriam. E que já existem até mesmo inusitadas campanhas, feitas pelos próprios usuários, com o objetivo de incentivar o fim das suas contas da MySpace e da Facebook.

O negócio é ter cada vez menos contas e em lugares mais específicos
Acredito que a gente não precisa pensar muito para descobrir as causas desse cansaço. São tantas funções, tantos logins, tantas senhas para, às vezes, entrar em contato online com as mesmas pessoas.
Com esses números da ComScore, mais uma vez, temos um sinal de que estamos num ciclo. Depois do “hype” e das expectativas exageradas, estamos na fase da fadiga 2.0 [para usar um termo da moda], para, logo depois, entrarmos em uma fase de amadurecimento, período em que as redes sociais mais revelantes começarão a se firmar.
Post relacionado:
USA Today é vítima da fadiga 2.0?
Deixe uma resposta para Tiago Doria Cancelar resposta