O Fórum Econômico ficou mais social

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O Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, abraçou o uso das mídias sociais de tal forma nesta ano que servirá de referência para outros eventos, inclusive aqui, no Brasil.

Primeiro, foi a lista de entrada que mudou. Blogueiros, conhecidos e de primeira linha, tiveram trânsito livre nos bastidores e trouxeram muitas informações.

Teve desde o Robert Scoble, que acabou fazendo entrevistas exclusivas com CEO’S e presidentes de bancos, até Jeff Jarvis, do Buzz Machine, que aproveitou para flagrar David Gergen, ex-conselheiro da Casa Branca, dançando na festa da Google, que aconteceu paralela ao Fórum.

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Antes fechados, almoços e jantares puderam ser filmados

Depois, foi montada uma sala onde os participantes do Fórum Econômico eram convidados a responder a “Questão de Davos”. As respostas estão aqui, no YouTube, e abertas a comentários de qualquer pessoa.

E tem mais – foi criado o Davos Conversation, que agregou todas as informações que estavam sendo produzidas sobre o evento em ambientes colaborativos, como blogs, Flickr, YouTube, Second Life e Twitter.

Aliás, vocês já perceberam que, na cobertura desses eventos, um novíssimo serviço sempre acaba se destacando. Em 2006, foi o YouTube. Depois o Twitter. Desta vez, apareceu o Qik, um site que permite fazer streaming de vídeo direto do celular. Sem muita complicação, você pode transmitir ao vivo um evento usando o telefone móvel.

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Em sua cobertura, Scoble foi quem mais usou o streaming pelo celular

Com essas modificações, que já vinham desde a edição do ano passado, de certa forma, o Fórum de Davos ficou menos sisudo e distante, se abriu para as mídias sociais e ficou mais interessante acompanhar a cobertura. Serve de exemplo para outras conferências, sejam pequenas ou grandes, sobre economia, internet ou qualquer outro assunto.

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Bastidores: Michael Arrington, do Techcrunch, puxando um ronco em Davos

Os mais relevantes eventos caminham para serem aqueles capazes de proporcionar o melhor ambiente para networking. Talvez seja por causa disso que a Barcamp, que se foca muito mais na troca de experiências do que em agendas e grandes nomes, seja um modelo de conferência que começa a fazer tanto sucesso aqui e lá fora.

Neste ano, o Fórum de Davos provou estar sendo influenciado por esse conceito. E mostrou que toda essa formatação de evento já é um caminho sem volta.

8 respostas para “O Fórum Econômico ficou mais social”.

  1. Achei muito bacana a iniciativa de abrir reuniões e encontros para as mídias sociais. O evento se tornou mais interessante, principalmente para aqueles que ainda acham política um assunto chato, por causa da cobertura “engessada” dos meios tradicionais.

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  2. Ótima iniciativa, só queria saber o que o Clô(dovil) está fazendo ali na segunda cadeira da direita para esquerda…

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  3. Finalmente, estão percebendo que, caso não façam uso das midias sociais, ficará complicado alcançar a geração internet, que vive experimentando novas midias e conceitos,

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  4. […] convidados e são mais focados nas pessoas, no relacionamento entre os participantes. Algo que já comentei no blog. E que foi dado o pontapé inicial no Brasil, com a realização das […]

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  5. […] O jornalista Jeff Jarvis gravou esse vídeo em dos banheiros onde acontecia o Fórum de Davos. […]

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  6. […] Post relacionado: O Fórum Econômico ficou mais social […]

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  7. […] ano, o Fórum Econômico Mundial apostou, mais uma vez, no uso de novas ferramentas para a transmitir e formentar alguns debates […]

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  8. Gostei da matéria!!!!!!!
    Vocês utilizaram bem as informações que obtiveram nas intrevistas!!!
    Parabéns…

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