
Janeiro
Cá entre nós, 2007 não começou nada bem para os brasileiros. O acesso ao YouTube foi bloqueado no Brasil. Enquanto isso, lá fora, o lançamento do iPhone era anunciado, e o Joost ganhava um concorrente, o Babelgum.
Depois, por aqui, o COB resolveu proibir a transmissão ao vivo dos Jogos Pan-Americanos pela internet… um Windows Vista, sem grandes novidades, foi lançado… vamos para o mês de fevereiro que é melhor.

Fevereiro
As coisas começaram a melhorar. Steve Jobs publicou uma carta, Thoughts on Music, declarando o fim do DRM. A partir desse documento, algumas gravadoras aboliram o DRM. Teve a Disney apresentando a Web 2.0 para as crianças. E, claro, não poderia esquecer do “povo da internet” que mandou 1.000 bundas para o Bush.

Março
Começou com a realização da 1ª BarCamp Sampa, que serviu de referência para a organização de diversas outras “desconferências” no Brasil.
Na mesma época, foi lançado o Gafanhoto, espaço voltado para a “comunidade web” em São Paulo. O Twitter virou hype lá fora durante a realização da conferência SXSW. E o mês fechou com as comemorações dos 10 anos do primeiro blog.

Abril
Tentativa mal sucedida de lançar um código de conduta dos blogueiros. Narcisismo e voyeurismo ganharam novo impulso na web com o lançamento de sites de “streaming media”. Jornalismo cidadão ganhou destaque durante o Massacre de Virginia Tech.

Maio
Com certeza, o mês mais movimentado. Usuários se revoltaram contra os administradores do Digg e resolveram atacar o site. O Pandora foi bloqueado no Brasil.
‘Outsourcing‘ chegou ao jornalismo. CBS começou o seu novo reposicionamento, que virou trendsetter. No final, ainda deu tempo de visitar o “Orkut dos ricos“. E, para fechar com chave de ouro, aconteceu um encontro histórico entre Bill Gates e Steve Jobs.

Junho
CNN e MSNBC começaram a investir em newsgaming. O YouTube ‘abrasileirou’. Depois, mais para o final do ano, vieram versões da MySpace e do Flickr para o Brasil. Facebook começou a abrir caminho para a 2ª geração de redes sociais. E, com muitas filas, iPhone foi lançado nos EUA.
iG e Uol lançaram o cargo de ombusdman nos portais de internet.

Julho
Talvez pela 1ª vez, o YouTube foi usado para espalhar um trojan. O Live Earth bateu um recorde – foi o evento mais assistido ao vivo pela internet – 10 milhões de pessoas ao mesmo tempo.
Relatório do Technorati apontou uma queda no crescimento dos blogs. E a tragédia do vôo 3054 se tornou um marco para o jornalismo participativo no Brasil.

Agosto
Google passou a usar microformats em mais alguns serviços. Andrew Keen lançou o Cult Of Amateur, livro com duras críticas às mídias sociais. E o hype do microblogging finalmente chegou ao Brasil.

Setembro
Google News foi reformulado – integração com YouTube, parceria com agências e comentários em algumas matérias. Assuntos como portabilidade de dados começaram a vir à tona em discussões sobre redes sociais.
Colmeia.TV lançou o primeiro videocast feito de forma mais profissional no Brasil. Caiu um dos grandes ícones do conteúdo pago na web – The New York Times abriu o acesso gratuito a todo o seu site.

Outubro
Pop!Tech 2007, uma das mais importantes conferências sobre ciência e tecnologia do mundo, trouxe discussões sobre o uso social das tecnologias. Neste ano, blogueiros em todo o mundo foram convidados para cobrir a conferência em diversos idiomas, inclusive este que vos escreve.
Google anunciou o Open Social e o assunto “integração de redes sociais” ganhou espaço.

Novembro
No comecinho do mês, aconteceu, em São Paulo, o “Seminário de tendências nas mídias sociais“, que discutiu as últimas novidades na área de mídia e que ajudei a organizar. Começaram os primeiros testes com High Definiton em sites de vídeos no Brasil e lá fora. De quebra, foi realizada a NewTeeVee Live nos EUA. Melhor evento do ano, em minha opinião. Discutiu-se monetização de vídeos online e a convergência entre TV e web.

Dezembro
Uma TV Digital sem interatividade foi lançada no Brasil. Facebook pisou feio na bola com o lançamento do programa de marketing Beacon. O Orkut foi atacado por um worm na madrugada.
E, para compensar o começo do ano, com o bloqueio do YouTube, 2007 fechou com o lançamento do projeto Radar Cultura.
Em resumo, 2007 foi um ano e tanto. Sinal de que estamos em uma época de transição.
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