
Lançamento oficial do sinal de TV Digital aconteceu neste domingo, às 20h30
Rosana Hermann, do Querido Leitor, teve acesso ao sinal de TV Digital e comenta – Ao vivo, binário, a cores, em alta definição. Dá pau de vez em quando…
O jornalista Marcelo Tas escreve em seu blog. Semanas atrás era possível pegar o sinal digital teste das emissoras até num laptop. O videozinho acima fiz com o meu celular na casa do amigo Mauricio Arruda, diretor do Altas Horas de Sergio Groissman, quando ele exibia seu brinquedinho novo trazido do Japão: um cabinho USB que permite a sintonia do sinal digital muito facilmente. Quer dizer, permitia. Esta semana este até sinal sumiu misteriosamente dos ares.
Portanto, muita calma nessa hora. Quem se apressar a gastar com TV digital corre o risco de morrer na praia”.

Sinal de TV Digital. Foto da Rosana Hermann.
“A próxima – para não dizer a atual – plataforma de programação, quer de conteúdo ou de aplicações, é a internet. O lugar onde todos nos encontraremos, é só esperar, será a internet. E meu chute é que nossa TV digital, pra dar certo, terá que ter jeito de internet. Ou estar na internet.
Ou trazer a internet pra TV. Porque a audiência, eu inclusive, vai estar lá, na internet. Mas ainda há quem ache que a TV, e a TV digital, vai ser mesmo é a ‘velha’ TV”, complementa Silvio Meira.

Fox relançará 27 filmes em High Definition
Enquanto a tal da TV Digital aberta, na prática, não chega, o vídeo online e a IPTV avançam. O Videolog prepara o lançamento de vídeos em High Definition [HD] em janeiro de 2008. A ColmeiaTV começa a distribuir seu videocast em HD. E operadoras como Brasil Telecom, Oi, GVT e Telefonica começam a tirar seus projetos de IPTV do papel.
E mais lá fora, rumores indicam que a NewsCorp pode comprar a rede de videocasts Revision 3.
Durante o NewTeeVee Live, evento que discutiu o futuro da TV no mês passado, nos EUA, praticamente o tema TV Digital não entrou em pauta. IPTV e videocasts roubaram a cena. Também não é à toa.
Por enquanto, o cenário que se forma é esse. De um lado, ficamos com uma TV Digital com pouca interatividade e onipresença; e do outro, a internet, a IPTV e os videocasts, em HD, com interatividade, acompanhados de conteúdo de nicho, diferente da “TV velha” e avançando mais rápido.
Deixe um comentário