
Está aí um campo que o Technorati, sistema de busca em blogs, não investe muito e que o ajuda a perder espaço – parcerias.
Enquanto o Technorati se fecha em si mesmo, o Sphere fecha acordos com a CNN e a AOL News para o uso de seu recente widget – que adiciona, de forma automática, no final das matérias, links para blogs que estão comentando o conteúdo das notícias.
Em tempo – para quem nunca usou, o Sphere é um sistema de busca em blogs que surgiu em 2006. Diferente do Technorati, que utiliza como critério para definir a importância de um blog a quantidade de links apontados para o mesmo, o Sphere usa um sistema mais eficiente, que toma como base frequência de atualizações e a semântica dos posts.

Links para blogs externos ao site da CNN no final das matérias
Pelo que eu percebo por meio do widget, a filtragem de blogs é melhor. A maioria dos blogs linkados têm textos muito bons e exatamente relacionados ao conteúdo das matérias. Para os sites de notícias, o Sphere é uma mão na roda, pois filtra os posts e, no final, oferece um conteúdo melhor.

O interessante disso tudo é o conceito por trás do widget – fazer a ponte entre blogs e sites de notícias. Sites de notícias precisam de blogs para acrescentar informações adicionais às suas matérias [opiniões e comentários]. Blogs, por si só, não dizem muito. Precisam de sites de notícias para ter visibilidade e material sobre o que comentar.
É um casamento perfeito e dentro do conceito de mídias híbridas [convergência].
Deixe uma resposta para Tiago Dória Weblog » Blog Archive » Outsourcing no jornalismo em 2008 Cancelar resposta