
Loureiro – “Internet é ‘manuseada’ como se fosse mídia tradicional”
A Edelman, uma das mais importantes agências de relações públicas do mundo e que tem em seu expediente blogueiros como Steve Rubel, do Micropersuasion, está preparando um estudo inédito e talvez dos mais completos sobre os blogs no Brasil.
Diversos blogueiros já foram contatados pela agência para participar da pesquisa – inclusive este que vos escreve. A idéia é criar um documento que ajude as empresas a ‘entender melhor a Internet como oportunidade e solução’.
Para adiantar alguns detalhes do estudo conversei com a Thiane Loureiro, gerente corporativa da Edelman no Brasil e que esteve presente na Blogcamp. No final, conversamos também sobre a atuação da agência no Brasil.
1) O que é Edelman? E desde quando ela está no Brasil?
A Edelman é a maior agência independente de relações públicas do mundo e a terceira maior agência do mundo. Estamos no país há 10 anos atendendo grandes empresas com serviços que vão desde assessoria de imprensa até comunicação online, organização de eventos, marketing profissional, comunicação interna, publicações, treinamentos e prevenção e gerenciamento de crise.

Estudo busca saber como blogueiros vêem o contato entre empresas e blogs
2) A Edelman se caracteriza no exterior por ter boas relações com empresas, moderadores de comunidades e blogueiros [vide Steve Rubel]. De que forma esta relação com blogs e rede sociais está sendo construída no Brasil?
Estamos primeiramente monitorando a Web para os nossos clientes, com alguns projetos corporativos em desenvolvimento e aos poucos construindo relações com os principais blogueiros do país. Não queremos ser mais uma agência que sai em disparada fazendo qualquer coisa.
Temos nos beneficiado de todo o expertise lá de fora para de fato criar um departamento de novas mídias capaz de desenvolver estratégias e soluções de comunicação. E estamos sendo muito bem recebidos e reconhecidos.
Participamos como palestrantes no 10º Congresso de Comunicação Corporativa da Mega Brasil, do 1º Congresso sobre Blogs Corporativos realizado pela Feevale no Rio Grande do Sul e do Digital Age 2.0. Estivemos no BlogCamp São Paulo para ouvir e debater temas que contribuem para a profissionalização da blogosfera e sua integração com o mundo corporativo e a esfera pública.
Encorajamos nossos funcionários a ter blogs pessoais e buscamos conhecer todas as novidades para oferecer a melhor ferramenta aos nossos clientes. Nós sempre dizemos que o mais importante na nossa profissão é saber ouvir.
É o que temos feito com a blogosfera também. Estamos conversando com os blogueiros, entendendo deles como eles querem ser abordados. Esperamos que sejam nossos parceiros.

Steve Rubel, famoso “blogueiro-ponte” entre empresas e blogueiros
Como uma agência de comunicação, não queremos competir com marketing ou publicidade. Devemos ser complementares a eles. Mais do que simplesmente montar um blog ou uma campanha online, pensamos nisso alinhados com todas as outras necessidades de comunicação e negócios. O nosso expertise é gestão de conteúdo, planejamento, a construção de relacionamentos de longo prazo.
Assim como a Edelman nos Estados Unidos criou o me2revolution, que conta com Steve Rubel, Phil Gomes, Leah Jones, Rick Murray, entre outros, para prestar consultoria e trazer inovações, nós aqui também nos cercamos dos melhores parceiros para atender os clientes.
O mundo corporativo ainda é incipiente na Web. Mas já temos projetos em andamento e estamos sendo procurados por grandes empresas.
Isso demonstra uma movimentação interessante não apenas com relação a blogs, mas com iniciativas de comunicação interna e gerenciamento de crise também. Ah, somos a primeira agência a ter o social media press release em português.

Ainda existe o medo da medo da superexposição nos blogs no Brasil
3) A Edelman está preparando um estudo sobre os blogs e as redes de relacionamento no Brasil. Será semelhante a outros estudos realizados pela Edelman no exterior?
Medições no Brasil ainda são complicadas e nem todos os blogueiros estão cadastrados em diretórios ou são relevantes para o universo corporativo.
Por isso, mais do que mensurar quantidades, a idéia é discutir como as empresas e as agências de comunicação têm se comportado, como isso tem sido percebido/enxergado por blogueiros, imprensa, empresas e quais são as tendências da Web por aqui.
Queremos traçar características, identificar canais e ter um documento que ajude as empresas a compreender melhor a Internet como oportunidade e solução. Quase como um dos guias que foram discutidos no BlogCamp, mas voltado para as empresas.

A Edelman foi responsável lá fora pelo famoso encontro de blogueiros com Gates
4) Você pode adiantar alguns números dessa pesquisa?
Acho que posso destacar que as opiniões divergem quando o assunto é jornalismo cidadão. Alguns (30%) acreditam que no Brasil isso já acontece faz tempo, enquanto outros (70%) acham que isso nunca vai acontecer por aqui. Daí vê-se que há um problema de definição e uma confusão entre o que é conteúdo participativo e jornalismo cidadão.
Mas todos os que responderam até o momento entendem que o universo corporativo precisa de coragem e investimento para ter iniciativas de sucesso na Internet, principalmente com blogs.
Ainda existe o medo da superexposição, dos comentários negativos e falta enxergar blogs como meios eficientes de divulgação e construção de imagem.
5) A partir desses números da blogosfera brasileira [um preview], como você vê o futuro dos blogs e das redes de relacionamento aqui, no Brasil?
Falta muito para crescer. Faltam profissionais capazes de entender a mudança de comportamento que a blogosfera e as redes promovem, e falta uma compreensão maior sobre que objetivos se pretende atingir com uma ação na Internet.
Ainda a Internet é “manuseada” como se fosse mídia tradicional, com mensagens de cima pra baixo (top down). Mas as empresas começam a se abrir e a perceber que é necessário virar esse jogo. E em breve veremos muito mais blogs corporativos recheando o dia-a-dia das corporações.
Fotos do Flickr da Edelman Brasil e do Laughingsquid
Deixe uma resposta para Tiago Dória Weblog » Blog Archive » Confira trechos das entrevistas de 2007 Cancelar resposta