A morte anunciada do pageview [e usuários registrados]

Bateu as botas. Finalmente a Nielsen/NetRatings anunciou que não usará mais o pageview como métrica principal para medir a popularidade de um site. Será levado mais em conta o tempo em que o usuário fica no site. Já era hora. Em tempo de Ajax e widgets, não faz mais sentido usar o pageview.

Uma das primeiras pessoas a abordar o assunto foi o blogueiro Steve Rubel, do Micropersuasion. Uma matéria da Business Week, no ano passado, também já apontava que a métrica não era eficiente [deixa ver se eu acho o link]

Acredito que outra métrica que vai perder importância em breve será a de usuários registrados. Diversos serviços têm milhares de usuários registrados, mas nem metade usa a ferramenta, não é usuário ativo. Exemplos não faltam – Second Life, Joost, Digg

Em tempos de ferramentas que exigem a participação do usuários – Facebook, MySpace, Lastfm – o número de usuários ativos é um dado muito mais importante para medir a relevância de um site.

Uma resposta para “A morte anunciada do pageview [e usuários registrados]”.

  1. Realmente é uma questão que merece ser discutida, apesar que tenho entendido, pela minha experiência em internet, tenho até postado em meu site assuntos sobre isso, são dois fatores que impulssionam a net, o tecnológico, que a criou e o livre arbítrio, que é a vontade do internauta entrar e sair, ou até de aceitar determinados site, ou tendências.
    A web é maravilhosa, é a coisa mais democrática que existe, ela só exige uma coisa de você webdesigner/programador, conhecimento dela.
    Não adianta espernear, grunhir, nada disso resolve, você tem que entrar nas ferramentas que existem ao seu alcance, webalizer, que poucos conhecem, google analytics, e outras mais e descobrir onde você está na web, quantas visitas teve no dia, semana, mês, período, analizar campanhas, etc.
    Basta lembrar, que pouca gente sabe, principalmente o lula, que o Brasil hoje já é primeiro mundo na web, estamos de 1 a 5 para alguns sites, e até para a própria web, lembrando que o ranking do uol já esteve em 34, 38…. hoje está em 47….50.
    E os outros?
    Se alguém subiu, alguém tem que descer, myspace, msn, orkut, souberam se aproveitar bem da web.
    E nós?
    Só os grandes se beneficiaram da grande inclusão digital em curso no Brasil, o Uol com todo o seu conteúdo técnico e popular, continua na frente, o ig subiu de 305 para 106, a Globo de 495 para 108,
    o Terra de 184 para 96. O melhor desempenho foi do globo, que provavelmente vai passar o Terra, que já esteve em 64.
    Daí tiramos a lição, a internet precisa ser trabalhada, minuto a minuto, se não em segundos por segundos, pois ela não leva desafora pra casa.
    Acho que a questão pageview vai se resolver sozinha. principalmente num ambiente desses, o próprio mercado se dará conta, pois já se foi o tempo dos hits, têm muitos sites que o utiliza ainda, mas quem está interessado em qantas visitas anda o site que ele acabou de entrar e já saiu?
    O internauta quer conteúdo, interatividade, participar, logo, ou os portais brasileiros deicham de ser brasileiros e se tornam mundiais, ou vão se tornar com o passar do tempo, uma sub-categoria, meros coadjuvantes, vendo sites que nasceram ontem sem nenhuma pretenção, se tornar celebridades, roubar a cena, visitas, e o ibope nem sabe disso.
    Os pequenos que não se adequaram, continuam no mesmo ranking de 1 ano atrás, até perderam, nem aparecem, e sites de empresas que faturam dinheiro
    no tijolo, esses são os piores, pois só fazem crescer a turma de analfabetos em web, pois vêem a net como despesa e não como investimento.
    Esta url do ul está em 51 no ranking, as principais, do index, as mais visitas e com mais tempo de vida, estão no 47, exatamente, o Uol perdeu 13 pontos no ranking.
    Parabéns ao vicente, se existissem milhares de pessoas como você, questionando, dando chance do internauta se expressar, se comunicar, aprender, nós estaríamos entre os 10 mais, pois levamos o Orkut lá, o Myspace nos quer, só o brasileiro que não quer fazer nada, ele prefere fofocar no Orkut,
    perder tempo no Youtube, maior utilizador do Msn, mas na hora de usar a web para aprender……..
    Podemos ser o quinto país ma web, o primeiro em muitos segmentos nela, mas em termos de cultura, somos um dos últimos.
    Quanto ao pageview, só o tempo dirá, mas acho que a web não está muito interessada nisso não, ela te quer, cada vez mais, você que tem de escolher por que porta quer entrar, astro principal, ou mero coadjuvante……..
    Quem quiser saber mais coisas sobre assuntos correlatos, visitem o meu site http://www.milmar.com.br

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *