
1 – Usuários do Digg publicam um link para um blog que postou uma sequência de números – 09-f9-11-02-9d-74-e3-5b-d8-41-56-c5-63-56-88-c0 – usados para destravar e decriptografar conteúdo de HD DVDs.
2 – O Digg recebe uma carta de cease and desist, da AACS, para que os links para a sequência fossem retirados do ar.
3 – O Digg aceita ‘na moita’ o pedido. Retira tudo do ar e ainda bane os usuários que postaram os links.
4 – A comunidade de usuários do Digg fica revoltada.“Ataca” o site e enche o mesmo com links para a sequência de números. Em certo momento, a página inicial do Digg fica somente com links para a história e os números.
5 – O Digg sai do ar.
6 – Kevin Rose, fundador do Digg, enche o peito, volta atrás e diz que não vai tirar mais do ar os links para a sequência de números e vai assumir a responsabilidade com a decisão. O Digg volta a funcionar normalmente.
7 – Começa a repercussão em blogs. Até no YouTube foi publicada uma música com a sequência de números, que também ganhou um domínio próprio.
É, pessoal! Não é fácil trabalhar com “conteúdo gerado pelo usuário”. Todo mundo falando de Web 2.0, que agora o usuário manda e blá blá blá… mas na prática o negócio é mais complexo. Acho que essa foi uma das reações de usuários mais incisivas em um serviço web fundado recentemente.
Foto do Flickr do Hugo
Deixe um comentário