Pensar mais antes de escrever um post
Desde o começo da semana, David Sifry, criador do Technorati, sistema de busca em blogs, está publicando uma série de relatórios e afirmando que seu serviço não é um sistema de busca em blogs, mas uma empresa de mídia.
* Tanto que agora ele chama o State of the Blogosphere, um relatório quase trimestral sobre blogs realizado pelo Technorati, de Live Web, pois o mesmo agora comporta vários formatos, além de blogs – podcasts, fotos, vídeos etc.
* Das duas uma – ao publicar esses relatórios e fazer essas afirmações – de que é uma empresa de mídia e não somente um sistema de busca -, David Sifry quer vender o Technorati ou pretende fazer frente ao Google Blog Search, seu concorrente mais próximo e que ganha cada vez mais elogios na blogosfera.
* Pois bem, mas o que interessa neste post é o último relatório sobre a blogosfera que o Technorati publicou hoje. Algumas conclusões:
1) O Technorati indexa atualmente mais de 70 milhões de blogs.
2) O conflito entre Israel e o Hezbollah foi o assunto que gerou mais posts na blogosfera.
3) Japonês é a língua mais falada na blogosfera.
Uso de tags é cada vez mais comum
E as mais importantes:
1) 22 blogs estão na lista dos 100 sites mais populares do mundo.
2) Mais blogueiros estão usando tags para organizar e classificar o conteúdo de seus blogs. Tag é uma espécie de “etiqueta” que você coloca em cada post. Semelhante ao blog do Barcamp que montei – cada post é acompanhado da tag “barcampsp”. O uso dessas tags facilita a indexação em mecanismos de busca e a organização do conteúdo. Clicando em cada tag, você tem acesso a todos os posts sobre “barcampsp” ou “fofocas”.
3) O número de posts por dia está caindo.
* Steve Rubel, consultor de mídia, acredita que essa última conclusão seja sinal de que os blogs já chegaram ao seu pico e estão caindo.
* O que não está errado. Acredito também que, como toda tecnologia, os blogs também já chegaram a um pico. A tendência agora é cair e estabilizar. Lógico que isso é no âmbito internacional e existem diferenças regionais. Por exemplo, aqui, no Brasil, acredito que os blogs ainda vão chegar a esse ponto máximo.
* Vale lembrar que esse “pico de adoção de uma tecnologia” é normal. Foi assim com a televisão – no início teve aquele boom de pessoas comprando aparelhos de TV’s e depois se estabilizou. Com rádio, idem. E com o celular em alguns países, também.
* Mas acredito que existe um outro motivo para o número de posts por dia está diminuindo – as pessoas estão acertando melhor a receita dos blogs. Deixando de pensar tanto em quantidade, mas priorizando a qualidade dos posts.
* Diversos blogs que acompanho estão fazendo fazendo isso agora. Postando menos, mas com posts maiores e melhores. Menos quantidade, mais qualidade. Menos “ctrl c” e “ctrl v” e mais análise.
* Por muito tempo, a qualidade de um blog era medida pela quantidade de posts e comentários. Pelo visto, de alguma forma essa percepção está mudando. E será melhor para os leitores de blogs.
Foto do Flickr de Stebbi póstur
Deixe uma resposta para Tiago Dória Weblog » Equipamentos móveis são cada vez mais utilizados para atualizar blogs Cancelar resposta