
“Reinvenção da roda” e reaproveitamento de códigos e design são uma constante na web. Mas de uns tempos para cá tem sido exagerado – todo mundo [ou uma boa parte] quer ter ou [re] inventar o seu próprio site à la YouTube, MySpace, Blogger ou Orkut.
* É bem aquela mentalidade por parte de algumas empresas de mídia. Deram para falar tanto da tal Web 2.0 e até hoje não aprenderam a parar de olhar para o próprio umbigo. Em vez de marcar presença ou se aproveitar de uma infra-estrutura já consolidada – YouTube, MySpace, Second Life, WordPress – querem “reinventar a roda” e criar ‘o meu próprio site de vídeos’, ‘minha própria rede social’, ‘minha própria ferramenta de blogs’ [como se só elas existissem no mundo].
* Se, pelo menos, 20% das empresas de mídia pensassem diferente – olhando menos para o próprio umbigo – não teríamos tantas funcionalidades ou sites de vídeos à la YouTube e redes sociais à la MySpace e ferramentas de blogs à la Blogger abrindo e fechando todo dia ou entregues ao ostracismo [o Mashable é um blog que registra muito bem esse cenário].

* Matam assim um dos príncipios mais bacanas de um projeto web – Não tente fazer tudo sozinho. Utilize o conteúdo e as ferramentas de outras pessoas para melhorar o seu próprio site.
* No entanto, de 2 semanas para cá, vejo algumas mudanças dessa mentalidade por parte de alguns grandes players de mídia.
![]()
1º) O jornal Washington Post anunciou que vai usar o YouTube como plataforma para distribuição de seu conteúdo em vídeo. Não vai criar o WashingtonPostTube.

2º) A gravadora Sony fez uma parceria com a Vox. Vai usar a estrutura da ferramenta de blogs para rodar os diários [blogs] da gravadora.

3º) Depois a Better.tv, uma rede de videocasts, estreou ontem usando a estrutura já consolidada do site de vídeos BrightCove.

4º) Agora, o Houston Chronicle e o San Francisco Chronicle, um dos antigos jornais dos EUA, vão usar também o Brightcove para distribuir e “guardar” seus vídeos.
* Seguem assim um caminho mais eficiente e econômico – a gente cuida do conteúdo aqui e vocês distribuem e cuidam da tecnologia de vídeos e blogs aí, afinal de contas vocês são focados somente nisso, 24 horas.
* Parceria é umas das coisas mais valiosas, não dá para querer fazer tudo sozinho na web.
Deixe uma resposta para Sociedade do egoísmo – Thiago Amério | A arte procurando ser reposta – inspirando no bom e no belo… Cancelar resposta