
Bati um papo por email com Marco Gomes, um dos desenvolvedores do boo-box, um sistema brasileiro de ‘monetização’ de blogs, que ganhou, nesta semana, repercussão internacional em diversos blogs que cobrem a Web 2.0, indo parar no Techcrunch e no Go2Web20. Que eu lembre, tornou-se uma das ferramentas da Web 2.0 brasileira com mais destaque lá fora.
1) Vocês realizaram parte do sonho de muito empreendedor web brasileiro. Já ganharam repercussão internacional com uma ferramenta produzida aqui, no Brasil. Ainda está no começo, mas é o primeiro passo. Como você vê tudo isso? Você acredita que o fato do serviço ter uma versão em inglês e ter uma “postura global” – ser voltado tanto para o usuário brasileiro como o de fora do país – pesou para ganhar essa repercussão?
São apenas 5 dias desde o lançamento, não tivemos como cair na real ainda. Mas fizemos o lançamento dividindo-o em etapas, liberando “o que estiver pronto” a cada semana. É obvio que não esperávamos essa repercussão toda, mas nos preparamos para uma penetração na ‘blogosfera’ mundial sim.
Inicialmente o serviço sequer teria uma versão em português, mas percebemos que teríamos muito mais aceitação dos blogueiros se afirmássemos nossa origem.
Nós não somos uma “empresa”, somos blogueiros. O Rapha tem uns 342² blogs, cujo carro-chefe é o Propaganda Interativa e eu tenho o MarcoGomes, agimos SEMPRE pensando nos três lados: blogueiro, comprador e loja online. Tanto que até a instalação do produto é o mais simples o possível, com apenas uma linha de HTML.

Destaque no Techcrunch
2) Como é a estrutura do boo-box? Bem “de garagem” 🙂 ? Como vocês estão se virando para tocar o projeto em frente?
Pois é, o boo-box são duas pessoas: Marco Gomes e Raphael Vasconcellos, e nossas madrugadas sem sono. Somos ajudados por amigos fazendo partes do design, ajudando na hospedagem, fazendo arquitetura, programação, consultoria. Sempre temos o apoio desses nossos manos pra fazer o boo-box acontecer, sem eles o boo-box seria fonte “Times” preta sobre um fundo cinza =)
Mas o mais importante são os blogueiros, espalhando a notícia, fazendo resenhas em váriados idiomas, apontando falhas e exaltando suas qualidades. É muito importante receber e-mails que nos motivem a continuar, nada como ler um e-mail às 3 da madruga de alguém de Singapura dizendo que o serviço é “aewsome”, ou que “vamos mover montanhas” =) Mas também é importante ouvir as críticas e pesá-las com cuidado.
3) Como surgiu a idéia do boo-box? Percebo uma semelhança com o Like, na maneira de associar fotos a sites de compras.
A história é complexa, mas resumindo bastante posso dizer que foi uma idéia ingênua que eu tive algum tempo atrás. Às 2 da madruga mandei e-mail para o Rapha mostrando uma foto da Gisele Bündchen de All Star, dizendo que a gente podia vender o All Star dela, mas foi só isso, sequer lembrei disso no outro dia, estava meio bêbado de sono. Faço isso até hoje, são mil idéias populando a caixa-de-entrada dos amigos, têm umas que são bem idiotas =)
Voltando ao boo-box: foi uma idéia bem boba que enviei para o Rapha, que com sua infinita experiência e feeling, amadureceu para o que é o boo-box hoje. Ele criou modelo de negócio, viu onde poderíamos atuar, como atuar, como seria o produto, até mesmo a idéia da “caixa sobre o site” é dele. Conhecemos o Like depois da nossa idéia definida, ele não nos influenciou muito desde então, são produtos bem diferentes.

Destaque também no mais importante diretório da Web 2.0
4) Existem muitas dúvidas sobre como vocês vão ganhar dinheiro com o boo-box e as parcerias com sites de afiliados? Já existe um modelo de negócios? Como vai funcionar? Quando começa a fase beta?
Os beta-testers inscritos no site poderão testar a ferramenta na sexta-feira, dia 26. Quanto às dúvidas sobre lucratividade, parcerias, modelo de negócios, bem, é simples, nós queremos que as lojas se interessem em entrar no boo-box, é delas que virá o dinheiro, não do blogueiro. A partir do momento que um produto é vendido a partir do site do blogueiro, a comissão é toda dele, nós queremos mais é que as pessoas fiquem ricas (!) vendendo com o boo-box.
5) Qual o recado que você pode mandar para o pessoal que quer montar um negócio na área de web 2.0? Alguma dica?
Não posso dar dicas para quem quer montar um “Negócio”, sequer consigo administrar minhas contas! Mas se você quer criar um serviço, bem, nisso eu posso tentar ajudar:
1) Seja útil.
2) Tenha uma “missão” e não se desvie de maneira nenhuma.
3) Não copie. Não importa se o serviço que você pretende copiar não existe em português, se você quer um serviço em português entre em contato com o responsável e peça uma versão traduzida, se ofereça para ajudar na tradução, mas não copie! Eu mesmo fiz parte da equipe de tradução do FeedBurner para o português.
4) Planeje-se um pouco, mas não muito, senão o projeto nunca sai. Só se preocupe com os problemas quando tive-los, não interessa se seu servidor não suporta 4 mil usuários simultâneos, você não tem 4 mil usuários simultâneos ainda né?
5) Faça o produto ser bonito, mas não se atrase por conta de “10 pixels pra direita”. Enfim, tenha bom senso =)
6) Tenha contatos, pessoas preferem usar serviços de quem conhecem.
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