Tiago Dória Weblog

Doses diárias de cultura web, tecnologia e mídia

  • Blog
  • Sobre/About
  • Notícias com metainformação

    A agência de notícias Associated Press divulgou um número interessante. Mais de 200 sites de notícias já estão utilizando um padrão comum de microformats feito especialmente para notícias, proposta que a agência vem batendo na tecla há algum tempo. Cada matéria passou a trafegar pela web com metainformação (sobre o autor, local onde ela foi…

    Tiago Doria

    11/02/2010
    jornalismo
    ap, hnews, metadados, metainformação, microformats, semantica
  • Minhas primeiras impressões sobre o Google Buzz

    Apesar das comparações, o Google Buzz, novo produto da Google, não foi criado pela equipe do Google Wave. O Buzz, na realidade, foi desenvolvido pela turma do Jaiku, serviço de microblogging que a Google comprou em 2007 e que depois foi desativado. Demorou 1 ano para ser desenvolvido. É uma mistura do que Facebook, FriendFeed,…

    Tiago Doria

    10/02/2010
    google
    facebook, friendfeed, google, googlebuzz, googlewave, hype, lancamento, lifestreaming, mobile, produto, socialmedia, twitter
  • Site cria infográficos a partir de dados pessoais

    O Daytum lembra a ideia do Many Eyes, site criado pela brasileira Fernanda Viégas em 2007. Ou seja, permite que as pessoas criem suas próprias visualizações de dados. Você pode inserir qualquer informação pessoal – o que comeu no jantar durante cada dia da semana, por exemplo – e, a partir disso, o Daytum cria…

    Tiago Doria

    10/02/2010
    ferramentas
    dados, daytum, gráficos, infográficos, informações, memória, pessoais, privacidade, visualização
  • Que tipo de notícia as pessoas compartilham por email?

    A respeito de “comportamento digital”, o NYTimes repercutiu um estudo que foi feito pela Universidade da Pensilvânia. Durante 6 meses, os pesquisadores analisaram a lista de notícias mais enviadas por email do jornal (email = aplicação de internet mais utilizada até hoje, apesar do crescimento de microblogs e redes sociais). A principal conclusão é que…

    Tiago Doria

    09/02/2010
    pesquisa
    compartilhamento, comportamento, email, estudo, leitura, noticias, nyt, nytimes
  • O que a Barbie tem a ver com tecnologia

    No mundo, uma nova boneca Barbie é vendida aproximadamente a cada 3 segundos. Por si só essa frase justificaria a leitura de Barbie e Ruth (288 páginas), livro sobre a história de Ruth Handler, mulher que criou a boneca Barbie e a empresa de brinquedos Mattel. Mas o que me motivou a ler o livro,…

    Tiago Doria

    08/02/2010
    livros
    barbie, biografia, brinquedos, livro, robingerber, ruthhandler
  • Frase da semana

    “Para viciados em informação, o Twitter é crack” Escritor George Packer em artigo publicado na revista New Yorker. Segundo ele, o serviço de microblogging é tão viciante quanto crack.

    Tiago Doria

    06/02/2010
    frasedasemana
    frase, georgepacker, informacao, microblogging, newyorker, twitter, vício
  • O mundo visto por meio do Twitter e do Facebook

    Redes sociais facilitam o contato de jornalistas com fontes, mas, por outro lado, são um ambiente propício para a propagação de boatos e falsas informações, o que ajuda a destacar o papel de “curadoria” que a mídia tradicional realiza. Essas são, em resumo, as primeiras conclusões que se dá para tirar do relato do jornalista…

    Tiago Doria

    05/02/2010
    jornalismo
    credibilidade, estudo, facebook, informações, pesquisa, twitter, velocidade
  • Transmídia pode ser aplicada ao jornalismo

    Nesta sexta-feira, aconteceu no Projac, na Rede Globo, uma palestra com Jeff Gomez, um dos pesquisadores pioneiros de transmídia. Transmídia é um modelo de narrativa em que várias plataformas são utilizadas ao mesmo tempo para contar uma história. No entanto, as plataformas são utilizadas de “forma inteligente“, sincronizadas, sem cair na redundância de conteúdo e…

    Tiago Doria

    05/02/2010
    jornalismo
    avatar, avatarglobo, estudo, evento, jeffgomez, multimidia, narrativas, palestra, plataformas, redeglobo, transmídia, transmedia
  • Semelhante ao Google, o Guardian tem um "Zeitgeist"

    Google Zeitgeist é aquela lista de termos mais buscados que a empresa de busca divulga todo final de ano. Muito longe de ser uma simples lista de final de ano, o Google Zeitgeist serve de parâmetro para saber tendências – quais assuntos foram mais comentados no ano, estão começando a gerar interesse ou começaram a…

    Tiago Doria

    04/02/2010
    guardian
    atenção, google, guardian, lista, newsmap, noticias, ranking, visualização, zeitgeist
  • Tecnologia é o setor com mais credibilidade no Brasil

    O setor de tecnologia (83%), em primeiro lugar, seguido por biotecnologia (74%) e entretenimento (71%), é o que tem mais credibilidade entre os brasileiros. Em âmbito geral, o setor privado (empresas) é o que tem mais confiança da população no Brasil, com 62%. Governo é o que tem pior desempenho, fica em 4º lugar, com…

    Tiago Doria

    04/02/2010
    pesquisa
    confiança, credibilidade, edelman, empresas, estudo, governo, midia, pesquisa, reputação
←Página anterior
1 … 82 83 84 85 86 … 299
Próxima Página→

Blog no WordPress.com.

 

Carregando comentários...
 

    • Assinar Assinado
      • Tiago Dória Weblog
      • Já tem uma conta do WordPress.com? Faça login agora.
      • Tiago Dória Weblog
      • Assinar Assinado
      • Registre-se
      • Fazer login
      • Denunciar este conteúdo
      • Visualizar site no Leitor
      • Gerenciar assinaturas
      • Esconder esta barra