-
As pessoas estão consumindo notícias como nunca visto
Quando o videocassette se popularizou, houve um crescimento no consumo de vídeos. As pessoas consumiram conteúdo visual como nunca antes registrado. Com a web não é muito diferente. Com a popularização dela, uma explosão de sites de notícias aconteceu. As pessoas estão consumindo conteúdo noticioso como nunca – por ironia do destino, na mesma época…
-
Livro sobre newsgames
Em 2008, no programa Roda Viva, da TV Cultura, quando perguntei ao escritor Steven Johnson o que ele achava dos newsgames, ele não arriscou dar uma opinião exata. Não era para menos, o formato era muito novo, as pessoas ainda estavam observando-o de longe. Corta para 2010. Dois anos depois, publicações como NYTimes e CNN…
-
YouTube ao vivo faz bem para a Google TV
Mal iniciou a semana e o YouTube começou a testar uma plataforma de transmissão ao vivo, semelhante à fornecida por sites como Ustream.tv e Justin.tv. A notícia dos testes não é muito bombástica. Há um bom tempo, o YouTube vem fazendo transmissões ao vivo de eventos – o pioneiro YouTube Live, shows de bandas como…
-
Frase da semana
“Nós deixaremos de imprimir o NYTimes em algum momento no futuro” Arthur Sulzberger Jr, publisher do New York Times.
-
USA Today vai liberar acesso público à API
Depois de Guardian e NYTimes, o USA Today será o novo jornal a liberar o acesso público às suas bases de dados por meio de uma API. A intenção é que desenvolvedores criem aplicativos (mashups) em torno do conteúdo da publicação. Num primeiro momento, dados da lista de livros mais vendidos e de salários de…
-
Tráfego, tráfego, tráfego
Existem tantas métricas e serviços que apresentam números de audiência conflitantes que, muitas vezes, eles acabam se anulando e travando as decisões das publicações online. Essa é uma principais conclusões de um estudo produzido pela Universidade da Columbia, que mostra como as publicações lidam com os relatórios de audiência que chegam às suas mãos. Segundo…
-
Como funciona o jornal que não quer ser mais jornal
Vídeo produzido pelo próprio Guardian explica um pouco a estratégia de transformar o jornal em uma plataforma aberta de conteúdo. http://www.guardian.co.uk/video/embed Veja também: Guerra de APIs de jornais
-
Google Instant e o que falta ser explorado nas buscas
Nas duas últimas semanas, a Google vem lançando uma série de produtos – a maioria resultado das mais recentes aquisições da empresa. O Google Instant é uma das exceções. Sua tecnologia é desenvolvida há um bom tempo dentro dos escritórios da Google. A tecnologia permite que, no Google, o usuário veja os resultados de uma…
-
Shownar mostra o burburinho online em torno da BBC
Shownar é um protótipo desenvolvido pelo BBC Labs. Ele tem a função de rastrear e mostrar o buzz online em torno de cada programa da emissora. Para mensurar o burburinho, a BBC utiliza como critério número de visitas e links externos (feitos no Twitter e em outros sites) para determinadas páginas. O interessante é que…
-
Esqueça os postes e pense em rede
“Na África, o primeiro banco é uma empresa de telefonia móvel. Um em cada três africanos tem celular. Esqueça os postes e fios e pense mais em redes e satélites”. Boa entrevista no ElPaís com Antonio Gutiérrez-Rubí, que acaba de lançar o livro 32 Tendencias de cambio 2010-2020.