-
O super-poder de resiliência
Se a gente fosse fazer uma lista das 10 habilidades que as pessoas mais gostariam de desenvolver, é quase certo que estaria presente a capacidade de se adaptar a mudanças, resistir a adversidades, saber cair, se levantar e seguir em frente. Quanto a empresas, então, nem se fala. Imagine uma empresa flexível a crises, que…
-
Coluna passa a ser atualizada direto do MIT
Boa notícia. Estou em Cambridge, Massachusetts, EUA. Passarei uma temporada realizando novos estudos por aqui. Nesta semana, começo a estudar no MIT Sloan (antigo sonho meu), que é a escola de negócios do MIT. É a mesma pegada – inovação, comunicação, processos, tecnologia – no entanto, mais voltada para a área de gestão. Naturalmente, continuarei escrevendo…
-
Boston: a capital mundial dos dados
Boston é conhecida por sua movimentada vida acadêmica (MIT e Harvard estão aqui) , museus famosos e por sua arquitetura, formada por prédios com fachadas de tijolos marrom-avermelhados, resultado da forte influência inglesa (não é à toa que a região é chamada de “Nova Inglaterra”. A Revolução Americana teve início aqui). Entretanto, a cidade está,…
-
Big Data ajudará a regulamentar a internet
Sempre que leio ou escuto sobre o termo Big Data fico com o pé atrás. Afinal de contas, qual seria a grande novidade em tentar extrair significado de uma montanha de dados que, a cada dia, cresce mais? Para a gente que trabalha com Tecnologia da Informação, o tema não é novo. Desde os anos…
-
Voltei a escrever
Voltei a escrever. Agradeço aos amigos e leitores que enviaram mensagens enquanto estive em pausa. Conforme já é comentado no meio, eu saí do iG. Por isto, o motivo da mudança. Algumas coisas interessantes aconteceram nesse período. Entre elas, participei do Júri Especializado do Prêmio Multishow 2012 e, como especialista /entrevistado, do Dossiê sobre mídia da revista…
-
A não-tecnologia do mercado de smartphones
Donald Norman (foto acima) talvez seja um dos pensadores que mais influenciou a experiência de uso dos produtos tecnológicos que fazem parte do nosso dia a dia. Há anos, o americano é pesquisador e professor de um assunto que virou moda recentemente – ciências cognitivas. Como todo cara que faz diferença, Norman realiza a fusão…
-
A estratégia digital da Forbes
Um livro que li recentemente foi The Forbes Model For Journalism In The Digital Age: Training A New Generation Of Entrepreneurial Journalists, escrito por Lewis DVorkin, estrategista de produtos da revista de negócios Forbes. O livro reúne artigos produzidos por DVorkin que detalham a estratégia digital da publicação. Na realidade, The Forbes Model não apresenta,…
-
Período pré-mudanças
Pessoal, O blog está entrando numa fase de pré-mudanças. Enquanto isso, fica numa espécie de “modo de espera”. O ritmo de atualização diminuirá provisoriamente. Talvez durante esse período publique um ou outro texto por aqui. Mas, enfim, volto logo com novidades, os comentários sobre livros, as frases da semana e, claro, a análise diária e…
-
Medium e o desejo de simplificar a experiência de publicar na web
Já comentei isso por aqui, mas vale repetir – 2012 será marcado como um ano em que as interfaces (UI) de aplicações tradicionais da web, como o email e os blogs, passaram por uma revisão. Desde o começo do ano, diversas startups assumiram a missão de repensar a UI do email, aplicação de internet mais…
-
Publicações exclusivas para iPad têm futuro?
Com o urubu voando baixo em publicações feitas exclusivamente para tablets, como o The Daily, começam os questionamentos sobre se o modelo é viável. Charlie Warzel, em artigo na Adweek, mostra que diversas publicações feitas exclusivamente para o iPad vêm amargando problemas. O The Daily tem resultados tanto financeiros quanto de leitura abaixo do esperado.…