-
Menos carro, mais economia compartilhada

“Eu não tenho carro!”. Quem diria, essa é a frase mais comum de se ouvir aqui em Boston, nos EUA. Cada vez menos os americanos estão dirigindo. E a mudança não é causada pela recente crise de 2008, mas sim pelo declínio da cultura do carro acompanhado do aumento da cultura digital, que tem como…
-
Cientistas de dados têm que perguntar o “porquê” das coisas

Nestes dias, acontece um evento interessante sobre gestão de dados aqui, no MIT, no Laboratório de Inteligência Artificial. Sempre que dá tempo, dou uma passada por lá. Quem esteve no evento foi Amanda Cox, cientista de dados do NYTimes e integrante da premiada equipe de infografia do jornal. Desde que começaram a trabalhar com infografia interativa,…
-
Governo digital não é difícil. Só é trabalhoso

Em uma época em que a democracia sofre uma profunda pressão em diversas partes do mundo, James Stewart veio bater um papo com a gente no MIT, no Civic Media Center, do MIT Media Lab. Stewart é um dos mais respeitados projetistas de serviços públicos da Era Digital. É responsável pelo premiado GOV.UK, site do…
-
Por que as pessoas sempre reclamam quando um site muda a interface?

Sempre que um produto, como Facebook, Google ou Twitter, muda a sua interface, o roteiro é o mesmo. Os usuários entopem a internet com reclamações sobre o novo visual. Daí, em dois meses, esquecem a velha interface e acham a nova a melhor de todos os tempos. Por que isso acontece? Os usuários não gostam…
-
O que um produto ganha ao ser conectado à internet?

Não restam muitas dúvidas de que cada vez mais consumimos informações em produtos que mesclam vários tipos de mídia e conteúdos. É vídeo de bebê ao lado de notícia sobre política misturada a jogos e lembretes de aniversários. Esse é o ambiente onde progressivamente as pessoas absorvem informações. A parte mais visível desse hábito são…
-
Wikipedia não é tão “revolucionária”

Estamos na safra de defesas de tese de doutorado no MIT Media Lab. É uma boa época para acompanhar e aprender com o trabalho final de outros colegas do MIT e ter contato com novas ideias. Quem esteve defendendo a sua tese esses dias aqui, no MIT, foi o Mako Hill. Desconhecido do grande público,…
-
Todo mundo deveria ser professor

David e Tom Kelley vieram conversar com a gente no MIT sobre inovação e criatividade. Os dois irmãos são criadores da agência IDEO, uma das principais referências mundiais em inovação e comunicação. O evento faz parte de uma série de encontros semanais: personalidades de destaque nas áreas de comunicação, tecnologia, negócios e política vêm conversar…
-
Dados inéditos sobre MOOCs
O texto anterior sobre MOOCs veio em boa hora. MIT e Harvard divulgaram dados inéditos sobre a experiência com os MOOCs. As informações são referentes ao curso online de Eletrônica, primeiro oferecido pela plataforma edX, em 2012. Mais de 155 mil pessoas se registraram para realizar o curso, sendo que maioria era dos EUA, Índia, Reino…
-
O momento MOOC

Se existe um assunto que gera debates acalorados nos EUA, este é a educação. No ranking das discussões sem fim, talvez perca somente para o debate sobre o aumento (ou a diminuição) dos impostos. Não é à toa que os dois assuntos sempre estão presentes em campanhas presidenciais americanas e em mesas redondas dos programas…
-
Cada geração com os seus problemas

É interessante acompanhar como cada geração se apropria de uma tecnologia. Existem mil teorias a respeito do assunto. Não é à toa. A empresa que descobrir, de forma precisa, porque cada geração aceita e rejeita certas tecnologias terá uma verdadeira galinha dos ovos de ouro nas mãos. Uma das teorias mais comuns é que a…