Tiago Dória Weblog

Doses diárias de cultura web, tecnologia e mídia

  • Blog
  • Sobre/About
  • Obrigado por tudo e até 2012!

    Quando você trabalha com o que gosta, é meio estranho falar que vai entrar de férias. Como acontece todo ano, durante duas semanas, darei uma pausa nas minhas atividades para passar um tempo offline e recarregar as baterias. Volto no dia 09. Espero que, em 2012, vocês tenham em dobro o que conquistei neste ano.…

    Tiago Doria

    23/12/2011
    recados
  • A imortalidade do conteúdo digital

    O site da Technology Review, publicação do MIT, fecha o ano com uma matéria da revista sobre a necessidade da preservação do conteúdo na web. A reportagem vem bem a calhar, principalmente em época de final de ano, em que sempre somos convidados a deletar o que é considerado velho e inútil. Devemos nos desfazer…

    Tiago Doria

    22/12/2011
    pesquisa
    conteúdo digital, digitalização, Internet Archive, mit, orkut, Technology Review
  • Cinco livros que eu comentei em 2011

    Neste ano, li alguns livros interessantes e, uma vez mais, compartilhei a leitura com vocês. Separei cinco deles. 1) The Net Delusion, de Evgeny Morozov (432 páginas/Editora PublicAffairs). O ano de 2011 foi o que em mais se falou sobre mobilizações online. Mas também foi em que elas foram mais criticadas. Em Net Delusion, Morozov…

    Tiago Doria

    22/12/2011
    livros
    2011, livros, retrospectiva2011
  • Gostamos de compartilhar sentimentos e não fatos

    Se as atuais plataformas de redes sociais pretendem ser um retrato de nossos relacionamentos sociais, elas estão na pré-história. Essa é uma das sensações que fica ao ler Grouped, de Paul Adams, um dos principais pesquisadores por trás do Google+. A mecânica das atuais plataformas de redes sociais não consegue suportar e refletir nem 10%…

    Tiago Doria

    20/12/2011
    livros
    bolhas de conteúdo, facebook, google, Google Plus, Grouped, neurocicência, Paul Adams, redes sociais
  • Doze "frases da semana" de 2011

    Todas fizeram parte do “frase da semana” neste ano. 1) Estávamos acostumados a ser pobres em calorias e agora o problema é a obesidade. Estávamos acostumados a ser pobres em dados, agora o problema é a obesidade de dados Hal Varian, economista chefe da Google e coautor do sempre recomendado “Economia da Informação“. 2) Ser…

    Tiago Doria

    17/12/2011
    frasedasemana
    2011, frase, retrospectiva2011
  • Cinco coisas que marcaram a área de mídia e tecnologia em 2011

    Esse é um texto que as pessoas sempre pedem que eu faça. Compartilho com vocês cinco pontos que chamaram a atenção em 2011 na área de mídia e tecnologias emergentes (não necessariamente na ordem de importância). 1) Monetizar a audiência e não o conteúdo Em 2011, o NYTimes.com impressionou muita gente ao apresentar resultados positivos…

    Tiago Doria

    15/12/2011
    jornalismo
    curadoria de conteúdo, jornalismo cidadão, Mac OS Lion, mobile, nytimes, Outposts, segunda tela, Storify, twitter, UX
  • "Democratização" da segunda tela

    O Miso é um aplicativo que permite fazer checkins em programas de TV. Nesta semana, eles anunciaram o lançamento de um recurso chamado “SideShow“. Por meio dele, “qualquer pessoa” pode criar e publicar conteúdo para segunda tela. Segundo o LostRemote, é quase como um “WordPress para segunda tela” – você baixa o aplicativo do Miso, clica…

    Tiago Doria

    14/12/2011
    videos
    app, Miso, segunda tela, tv, ugc
  • Lançamento da iTunes Store mostra potencial do mercado brasileiro

    A abertura da versão brasileira da iTunes Store, loja online onde é possível comprar e alugar conteúdo em formato digital, reflete o potencial do mercado brasileiro para a Apple. Na realidade, 16 países da América Latina estão recebendo versões locais da loja online da Apple. O Brasil é somente um deles. Contudo, o país tem…

    Tiago Doria

    13/12/2011
    apple
    apple, downloads, itunes, iTunes Brasil, streaming
  • E o carro do futuro, segundo a Mitsubishi

    Mais uma empresa que aposta no modelo de “carro movido a software“. A Mitsubishi apresentou o que seria o painel de controle de um carro no futuro  – dashboard com tela sensível ao toque de mão, UX personalizada, sensores capazes de detectar a sua temperatura e batidas do coração e indicar se você está apto para dirigir.…

    Tiago Doria

    12/12/2011
    videos
    futurologia, Mitsubishi, Tokyo Motor Show 2011, UI, UX, video conceitual
  • Facebook e o crescimento das "marcas pessoais" no jornalismo

    Existe uma tendência na área de jornalismo que tem se revelado sutil e silenciosa – o crescimento das “marcas pessoais” frente às “marcas institucionais”. O State of the Media, relatório anual sobre mídia e tecnologia, indicou esse crescimento como uma das grandes tendências no jornalismo. Ela se dá quando o jornalista utiliza plataformas de redes…

    Tiago Doria

    12/12/2011
    jornalismo
    facebook, jornalismo, marcas pessoais, reputação
←Página anterior
1 … 17 18 19 20 21 … 299
Próxima Página→

Blog no WordPress.com.

 

Carregando comentários...
 

    • Assinar Assinado
      • Tiago Dória Weblog
      • Já tem uma conta do WordPress.com? Faça login agora.
      • Tiago Dória Weblog
      • Assinar Assinado
      • Registre-se
      • Fazer login
      • Denunciar este conteúdo
      • Visualizar site no Leitor
      • Gerenciar assinaturas
      • Esconder esta barra