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Obrigado por tudo e até 2012!
Quando você trabalha com o que gosta, é meio estranho falar que vai entrar de férias. Como acontece todo ano, durante duas semanas, darei uma pausa nas minhas atividades para passar um tempo offline e recarregar as baterias. Volto no dia 09. Espero que, em 2012, vocês tenham em dobro o que conquistei neste ano.…
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A imortalidade do conteúdo digital
O site da Technology Review, publicação do MIT, fecha o ano com uma matéria da revista sobre a necessidade da preservação do conteúdo na web. A reportagem vem bem a calhar, principalmente em época de final de ano, em que sempre somos convidados a deletar o que é considerado velho e inútil. Devemos nos desfazer…
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Cinco livros que eu comentei em 2011
Neste ano, li alguns livros interessantes e, uma vez mais, compartilhei a leitura com vocês. Separei cinco deles. 1) The Net Delusion, de Evgeny Morozov (432 páginas/Editora PublicAffairs). O ano de 2011 foi o que em mais se falou sobre mobilizações online. Mas também foi em que elas foram mais criticadas. Em Net Delusion, Morozov…
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Gostamos de compartilhar sentimentos e não fatos
Se as atuais plataformas de redes sociais pretendem ser um retrato de nossos relacionamentos sociais, elas estão na pré-história. Essa é uma das sensações que fica ao ler Grouped, de Paul Adams, um dos principais pesquisadores por trás do Google+. A mecânica das atuais plataformas de redes sociais não consegue suportar e refletir nem 10%…
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Doze "frases da semana" de 2011
Todas fizeram parte do “frase da semana” neste ano. 1) Estávamos acostumados a ser pobres em calorias e agora o problema é a obesidade. Estávamos acostumados a ser pobres em dados, agora o problema é a obesidade de dados Hal Varian, economista chefe da Google e coautor do sempre recomendado “Economia da Informação“. 2) Ser…
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Cinco coisas que marcaram a área de mídia e tecnologia em 2011
Esse é um texto que as pessoas sempre pedem que eu faça. Compartilho com vocês cinco pontos que chamaram a atenção em 2011 na área de mídia e tecnologias emergentes (não necessariamente na ordem de importância). 1) Monetizar a audiência e não o conteúdo Em 2011, o NYTimes.com impressionou muita gente ao apresentar resultados positivos…
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"Democratização" da segunda tela
O Miso é um aplicativo que permite fazer checkins em programas de TV. Nesta semana, eles anunciaram o lançamento de um recurso chamado “SideShow“. Por meio dele, “qualquer pessoa” pode criar e publicar conteúdo para segunda tela. Segundo o LostRemote, é quase como um “WordPress para segunda tela” – você baixa o aplicativo do Miso, clica…
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Lançamento da iTunes Store mostra potencial do mercado brasileiro
A abertura da versão brasileira da iTunes Store, loja online onde é possível comprar e alugar conteúdo em formato digital, reflete o potencial do mercado brasileiro para a Apple. Na realidade, 16 países da América Latina estão recebendo versões locais da loja online da Apple. O Brasil é somente um deles. Contudo, o país tem…
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E o carro do futuro, segundo a Mitsubishi
Mais uma empresa que aposta no modelo de “carro movido a software“. A Mitsubishi apresentou o que seria o painel de controle de um carro no futuro – dashboard com tela sensível ao toque de mão, UX personalizada, sensores capazes de detectar a sua temperatura e batidas do coração e indicar se você está apto para dirigir.…
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Facebook e o crescimento das "marcas pessoais" no jornalismo
Existe uma tendência na área de jornalismo que tem se revelado sutil e silenciosa – o crescimento das “marcas pessoais” frente às “marcas institucionais”. O State of the Media, relatório anual sobre mídia e tecnologia, indicou esse crescimento como uma das grandes tendências no jornalismo. Ela se dá quando o jornalista utiliza plataformas de redes…