Curadoria digital foi um dos temas que mais rendeu debates em 2012. Como estabelecer trilhas no meio de tantos registros digitais comuns? Como criar uma narrativa em torno de informações e dados totalmente dispersos pela web?
Neste final de ano, foi lançada uma plataforma que trabalha com essa questão – o Digaaí, site que agrega dados e informações sobre brasileiros no exterior. O lançamento aconteceu nesta sexta-feira no MIT Media Lab, em Cambridge, e contou com a presença do Cônsul-geral do Brasil em Boston.
O site segue dois movimentos recentes no campo informativo – é colaborativo (o Digaaí usa o formato de wiki. Pessoas podem contribuir com edições e textos) e é guiado por dados (todas as informações são também apresentadas em formato de dados georeferenciados em um mapa interativo).
O DigaaiDATAVERSE, por exemplo, agrega estudos sobre brasileiros no exterior. É possível compartilhar, referenciar e extrair os dados. Já o DigaaiDatahub abre a possibilidade de ver fotos e vídeos que os brasileiros andam publicando na web.
O Digaaí é um projeto com uma missão de longo prazo. Ao dar visibilidade e ao facilitar a troca de informações entre brasileiros no exterior, a pretensão é criar novas formas de ações cívicas não somente nos EUA, mas também no Brasil.
Fico feliz não somente pelo motivo de que o site facilitará a vida dos brasileiros que estão trabalhando e estudando no exterior (principalmente pesquisadores e jornalistas), mas também porque o Digaaí foi lançado por duas pessoas ligadas à coluna (blog) – o Álvaro Lima, Diretor de Pesquisas da Prefeitura de Boston, com quem fiz uma entrevista recentemente, e o Anselmo Cassiano, leitor do blog em Massachusetts.
Sempre é bom saber que pessoas ligadas ao blog estão criando coisas novas.

Deixe um comentário