A semana em que o Hotmail se aposentou

Ele já tinha 16 anos e era uma das grandes marcas de tecnologia pessoal, mas não teve jeito. A Microsoft resolveu nesta semana encerrar o Hotmail e lançou em seu lugar um novo serviço de email, o Outlook.com.

A marca Hotmail estava bem desgastada. E, desde 2007, quando surgiu o concorrente Gmail, da Google, o serviço de email vinha perdendo usuários.

O Hotmail teve um importante papel histórico na internet. Foi um dos primeiros serviços gratuitos de email, o que atraiu milhões de usuários. Em meados dos anos 90, ajudou a tornar “mainstream” a tecnologia de email.

O serviço gratuito de email também foi um dos primeiros cases de marketing digital viral. No final de toda mensagem enviada via Hotmail havia os dizeres “Tenha o seu Hotmail grátis”. Ao enviar um simples email, sem querer cada usuário fazia propaganda do serviço. A colocação dessa frase fez com que o Hotmail aumentasse em milhões o número de usuários a custo zero.

E também não há como esquecer. O Hotmail foi responsável por dar visibilidade a um dos primeiros “geniozinhos da internet”. Depois que vendeu o Hotmail para a Microsoft, o indiano Sabeer Bhatia, criador do serviço gratuito de email, foi eleito o empreendedor do ano de 1997 pelo MIT.

Esse reposicionamento do serviço de email da Microsoft simboliza algo que já comentei no texto sobre o lançamento do Surface. A Microsoft é hoje uma empresa em transição. O Outlook.com faz parte da dinâmica de diminuir o número de produtos, integrar os logins de acessos e acabar com o conflito de marcas e produtos (para se ter uma ideia, até outro dia, ainda existiam na internet as marcas MSN e Windows Live, ambas da Microsoft).

O Outlook.com vem com uma proposta de renovação, mas, ao mesmo tempo, familiar. Outlook é um nome muito associado com email e à Microsoft.

E com as opções de gerenciar agenda, contatos e se conectar ao Skype e a plataformas de redes sociais existentes, é bem provável que a Microsoft tenha em vista que as pessoas entrem no Outlook.com e fiquem logadas lá o dia inteiro, igual ao Outlook do desktop. Não entrem somente para checar email e depois sair.

Veja também: Google tem cartas na manga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *