Apple e a avalanche de aplicativos

Nem a Apple está imune aos desafios gerados pelo overload informativo, no caso, pela avalanche de aplicativos. São mais de 550 mil aplicativos na App Store.

Para ajudar os usuários a encontrar e descobrir novos aplicativos, a Apple criou duas novas seções em sua loja de aplicativos, – “escolha do editor” e “aplicativo gratuito da semana”. A medida faz sentido. Segundo recente pesquisa da Ericsson, menos de 40% dos usuários utilizam essas lojas para descobrir e encontrar novos aplicativos.

Para Jacqui Cheng, editora do site de tecnologia Ars Technica, a medida é um paliativo. Ainda é trabalhoso encontrar um aplicativo relevante na App Store. Ao fazer uma busca, retornam vários resultados distantes do que você está procurando.

Talvez um caminho interessante para Apple seria criar um novo algoritmo que tornasse possível encontrar um aplicativo a partir do que ele faz e não somente por meio de pesquisas por nomes e palavras-chaves.

Essa questão da descoberta de novos aplicativos parece ser boba, mas diz muito a respeito de como lidamos com informação hoje em dia.

Historicamente, as pessoas sempre reagiram ao overload informativo criando novas soluções. Livros de referência, enciclopédias, categorias e folksonomia foram algumas das ferramentas criadas no passado em resposta à crescente avalanche de informações, seja gerada pela popularização da mídia impressa ou da eletrônica.

Segundo Lee Rainie, do Pew Internet and American Life Project, sempre que o ambiente de mídia fica confuso, para lidar com o volume e a variedade de dados e informações, as pessoas recorrem às suas redes de contatos e à chamada “curadoria social” para descobrir em que realmente vale a pena prestar atenção.

No caso da avalanche de aplicativos, em sua maioria, os usuários de smartphones e tablets utilizam blogs e fóruns de discussão especializados quando desejam encontrar ou descobrir um novo aplicativo. Os dois são as portas de entrada mais utilizadas para o mundo dos aplicativos.

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