O que a indústria de mídia procura em um novo talento

A BBC Academy está realizando uma série de debates sobre o futuro da TV e da indústria de mídia.

Uma das perguntas é sobre qual perfil profissional a indústria de mídia está procurando no mercado.

Neste ponto, acredito que seja mais importante dominar conceitos do que técnicas. Quando comecei, falavam que para trabalhar com conteúdo e internet você tinha que saber mexer no programa FrontPage e entender de marcações HTML. Hoje, o FrontPage não existe mais, saiu de linha. E o HTML se mostra menos necessário com a infinidade de ferramentas de publicação que trazem quase tudo pronto. Ou seja, conceitos ficam, ferramentas vão e voltam.

Quando convidado para ajudar no processo seletivo de empresas de mídia, sempre fico mais atento para o aspecto da “bagagem conceitual” da pessoa do que para o domínio desta ou daquela técnica.

Segundo os executivos da BBC, em sua maioria envolvidos com tecnologias emergentes, estas são algumas das qualidades procuradas:

– Habilidade de liderar: precisamos de líderes e não de empregados
– Colaboração e flexibilidade
– Saber aplicar teoria à prática por meio de seus próprios conhecimentos (técnicas e tecnologias vão e voltam)
– Disposição de fazer uma fusão entre criatividade e competências técnicas
– Trazer para o ambiente de trabalho o modo como usa tecnologias em casa (consumerização)
– Capacidade de obter histórias de amigos, familiares e pessoas ao seu redor (não somente da mídia tradicional)

Somente faço reserva com a generalização da primeira qualidade. Às vezes, esse foco demais no perfil de liderança pode gerar equipes com muitos líderes, prejudicando uma normal execução. Ou seja, aquele problema – muitos caciques para poucos índios.

Interessante é a qualidade que incentiva a tendência da consumerização. Trazer para o ambiente de trabalho a maneira como utiliza tecnologias em casa, algo que gera desafios para o setor de TI de qualquer empresa.

Veja também: Como é ser pai de Bill Gates

2 respostas para “O que a indústria de mídia procura em um novo talento”.

  1. Avatar de Rapha Vasconcellos
    Rapha Vasconcellos

    Realmente interessante ver essa busca por profissionais com perfil mais colaborativo, sem deixar de ser alguém com traços de liderança, aplicando conhecimento próprio em prol de um grupo. Acredito que esse perfil de profissional já é buscado inclusive fora da indústria de mídia. Conheci um dia desses um livro que ajuda a entender quais características vc possui. Bem interessante: http://strengths.gallup.com/default.aspx

    Curtir

  2. […] Tiago Dória Weblog Compartilhe:EmailPrintGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos. ← A interação entre as áreas de comunicação […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *