
No lançamento de seu recente livro Playful Design, John Ferrara apresentou um interessante panorama sobre o mercado de games. Assim como em outras áreas, o crescimento do mercado se dá principalmente por meio dos dispositivos móveis.
Graças a tablets e smartphones, a tecnologia para a produção de games ganhou novos recursos, como GPS, acelerômetros, câmeras e telas sensíveis ao toque. Hoje, quando você projeta um game, tem que pensar também nesses novos elementos.
Outra questão destacada por Ferrara é que os games estão cada vez mais gerando montanhas de dados. Quando analisados, podem proporcionar “insights” interessantes.
Por exemplo, os dados gerados com o jogo Farmville podem ser utilizados para entender como as pessoas tomam certas decisões financeiras em diferentes contextos e circunstâncias. Várias questões podem ser analisadas quantitativamente por meio dos games.
Isso me lembrou um estudo de caso bem interessante que existe na área de newsgames (jogos aplicados na área de jornalismo). A rede de rádios American Public Media usa o newsgame Budget Hero (sobre o sistema financeiro dos EUA) como instrumento de feedback.
A partir dos dados obtidos durante a peformance dos jogadores, a rádio consegue saber o nível de entendimento sobre um assunto. Dependendo do resultado, a rede aprofunda mais um tema, explica outro ou deixa de lado algum tópico.
É o uso dos games como termômetro do impacto de um assunto na audiência.
Veja também: Games: a arma secreta da humanidade
Crédito da foto: Steve Kay
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