Na tentativa de diminuir a participação de mercado da Google, a Microsoft anunciou uma nova interface para o sistema de busca Bing.
Basicamente, busca integrar melhor dados de redes sociais aos resultados das buscas.
A nova interface do Bing terá 3 colunas – uma com os resultados da busca, a outra com informações relacionados à busca (resenhas de restaurantes, por exemplo) e a terceira com os seus contatos no Facebook, dando a opção de perguntar a eles sobre algo que você não achou numa busca. Sugestões de pessoas que entendam do assunto que você está procurando também serão exibidas nesta terceira coluna.
A modificação estará disponível primeiro na versão americana do buscador, em www.bing.com/new.
Vale fazer alguns comentários rápidos sobre a mudança:
– O Bing ficou mais competitivo. Até agora o crescimento do Bing tem como principal base acordos de distribuição. O sistema de busca não é uma unanimidade. Tem 15% de participação, mas a maior taxa de sucesso do mercado (81% das buscas resultam em uma visita a um site listado nos resultados).
– É um nítido sinal de que, diferente do posicionamento inicial, a Microsoft começa a ver busca como utilitário e não como algo que simplesmente deve ser cool (as pessoas não mudaram do Altavista para o Google por que o segundo era “bacana”, mas sim porque fornecia resultados melhores).
– Ao que tudo indica, a mudança está ligada também ao Xbox 360, dispositivo onde o Bing domina, é a principal tecnologia de navegação por voz.
– Fez muito bem para a Microsoft ter tornado a divisão de busca independente do setor ligado ao sistema Windows. Dá para perceber que o time do Bing tem hoje bem mais liberdade para trabalhar.
Não somente a nova interface do Bing, mas as recentes modificações realizadas pela Google deixam evidente que, no mercado de busca, ainda há muita coisa a ser explorada em termos de experiência e interface dos usuários. É esperar para ver.
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