Tablet e TV. Tudo a ver

A consultoria Forrester publicou um relatório sobre tablets e TV.

A relação entre os dois dispositivos é muito mais de complementaridade do que canibalismo, o que abre espaço para o conceito de segunda tela (TV como tela principal e dispositivos móveis como segunda tela).

– 85% utilizam o tablet enquanto assistem TV, sendo que 30% do tempo de uso total do tablet é gasto em frente à televisão.

– Uma porcentagem de 18% prefere conectar o seu tablet à TV do que utilizar os recursos das chamadas TVs conectadas.

– E, semelhante a outras pesquisas, os dispositivos móveis (no caso, os tablets) são apontados como os responsáveis pelo recente aumento do consumo de vídeo.

Vale lembrar que nem tudo é mil maravilhas na relação entre tablets e TV e no mercado de segunda tela.

Estudos recentes mostram que, durante a exibição de narrativas carregadas de drama (filmes, por exemplo), o uso do conceito de segunda tela mais canibaliza do que complementa o que está sendo exibido na TV. Distrai o telespectador.

Por terem diversos “tempos mortos”, nas transmissões de esportes e shows musicais, os tablets conseguem ter um papel bem mais produtivo de complementar o que a pessoa está assistindo na TV.

Aliás, os cases mais marcantes de segunda tela estão na área de esportes.

A pesquisa da Forrester é válida, mas, por ser uma dinâmica recente, todo cuidado é pouco na hora de analisar o consumo simultâneo entre dispositivos.

Veja também: A internet virou a melhor amiga da TV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *