Linkar é uma questão de caráter e gentileza

Os principais sites de mídia foram tomados por uma discussão a respeito da criação do “Council on Ethical Blogging and Aggregation“, espécie de “conselho” que propõe a utilização de um código com diversas diretrizes sobre como devem ser feitas as atribuições na internet.

Formado por representantes da Esquire, Slate, New York Magazine e Maria Popova (microblog bem conhecido), o conselho pretende com o código inibir quem “chupinha” conteúdo dos outros na web e padronizar a forma como as atribuições são feitas em blogs e agregadores de conteúdo.

A ideia é que você sempre faça links para o conteúdo original (prática já comum em bons blogs) e antes do link utilize certos símbolos.

Semelhante ao © para copyright, o símbolo indicaria que você utilizou o conteúdo referido no link sem modificações. E o que você também usou o conteúdo, porém com algumas modificações e expansões em relação ao original.

O código já é visto com ceticismo. Soluções “de cima para baixo” quase nunca têm boa aceitação na web. Para alguns, o código mais complica do que simplifica o processo de atribuição na internet (os dizeres via alguma coisa no final de um texto são adotados há anos por blogs).

Além disso, a falta de crédito para as fontes de informação não é um problema recente. Autores de blogs discutem há anos essa questão. No passado, existiram tentativas de criar “códigos de conduta para blogueiros” para minimizar o problema.

A discussão vai e volta. A área acadêmica já convive com essa situação há décadas. Quem escreve com alguma regularidade na web já deve ter visto trechos de seus textos publicados por aí sem a indicação da autoria ou até mesmo conferida a outra pessoa.

O que fica evidente, ano após ano, é que a causa do problema não está a rigor na tecnologia utilizada ou na ausência deste ou daquele código formal de conduta.

Reconhecer ou não o crédito de uma pessoa por um trabalho é uma questão bem mais de caráter e gentileza.

Com ou sem código formal, pessoas mal intencionadas ou profissionais inseguros continuarão a utilizar o conteúdo de outros sem a devida atribuição (em forma de links ou citação).

Ou seja, é uma questão parecida com a dos trolls. A causa e a solução para os trolls estão bem mais fora do que dentro da internet. É uma questão maior. Envolve a falta de civilidade e de respeito ao próximo.

Veja também: Para blogs, Twitter e Facebook são mais importantes que SEO

Crédito da foto: mado.image

4 respostas para “Linkar é uma questão de caráter e gentileza”.

  1. Tiago Dória,
    não acredito que algo “imposto” irá resolver esse problema. Como você mesmo disse, é mais uma questão de caráter e gentileza. Acredito que nós, blogueiros mais experientes, devemos sempre alertar os que estão iniciando, dessa maneira estamos criando uma nova cultura, a verdadeira cultura da internet, a “cultura da colaboração” e não a “cultura da apropriação”.
    Espero que esse texto gere uma boa discussão na blogosfera, estarei acompanhando,
    abraço.

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  2. Concordo plenamente com você colega blogueiro GF eu mesmo quando comecei a blogar não tinha tanto estilo hoje depois de tantos post em meus blog e visitando tantos outros incluindo o seus aprendei o quanto é importante linkar conteudo e mesmo tempo imformar a sua vericidade parabens TIAGODORIA Ótimo post.

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  3. É incrível como muitas pessoas pensam que colocar conteúdo de outro em seu blog e citar a fonte é vergonhoso e perde credibilidade, quando na realidade é honesto e dá ainda mais credibilidade ao blog

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  4. Em complemento ao que MG disse acima, há muito que a blogagem se tornou um ato de produção colaborativa dos conteúdos e que, portanto, utilizar-se de informação alheia como base para seu próprio conteúdo é normal e nada vergonhoso. Achar que esconder o crédito sobre o texto de terceiro seria convincente é mera ingenuidade, facilmente desmascarada por uma busca no Google.

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