Em um post em seu blog oficial, o Zite explica em detalhes como funciona o seu algoritmo e a dinâmica de entrega de conteúdo dirigido para milhares de pessoas todos os dias.
Para quem ainda não conhece, o Zite é um aplicativo para iPad que funciona como uma revista personalizada. De acordo com os perfis em plataformas de redes sociais, hábitos de leitura na web e assuntos preferidos, o Zite recomenda e apresenta conteúdos.
É um produto relativamente novo na arena do “Daily Me” – publicações digitais personalizadas de acordo com as nossas preferências. Tem menos de 1 ano.
Chama a atenção no post não o modus operandi do algoritmo do Zite, mas a forma como ele pode influenciar o que as pessoas consomem de informação e a sua maneira.
Qualquer ajuste no Zite muda imediatamente a matéria exibida para você, ao abrir, logo de manhã, o aplicativo pela 1ª vez.
Neste ponto, concordo com o pesquisador Eli Pariser, autor de Filter Bubble. A cada dia, desenvolvedores têm mais poder em mãos; como consequência, suas ações possuem, cada vez mais, acentuado impacto social. Quando o Facebook ou a Google fazem modificações nos algoritmos de seus produtos, não há somente uma mudança técnica, mas também uma relevante influência na forma como milhares de pessoas consomem informações durante o dia.
Ou seja, criar ou modificar um algoritmo não é mais uma questão estritamente técnica, mas sim algo que pode gerar efeitos sociais.
Na área de desenvolvimento, a frase do Tio Ben nunca esteve tão atual – “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”.
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