Busca em 6 minutos

A Google divulgou um material interessante sobre a evolução da busca na web.

Em um vídeo de 6 minutos, a empresa mostra um histórico de seu sistema de busca, hoje peça-chave no gerenciamento de bits na rede.

Uma das poucas empresas no Vale do Silício que, nos anos 90, acreditou que busca poderia ser produto e não apenas funcionalidade, a Google faz, em média, 500 melhorias por ano em seu sistema de busca. Algumas são imperceptíveis para o usuário final. Outras nem tanto, como o Google Instant e o Google Voice Search.

É um dos primeiros vídeos em que a empresa reconhece que, cada vez mais, as pessoas têm dificuldade de encontrar o conteúdo que querem na web.

O futuro da busca? Segundo a Google, passa por uma mistura de inteligência artificial, assistente pessoal e reconhecimento de voz, permitindo assim responder a perguntas mais complexas e, cada vez mais, rápido (tenho impressão que esse trecho do vídeo ajudará a aumentar as especulações de que o Siri da Apple representa uma ameaça para a Google).

Aliás, durante todo o vídeo, a empresa deixa evidente a sua obsessão pela velocidade, o que pode ajudar a passar a impressão errônea de que para a Google o atual problema dos sistemas de busca é somente uma questão de velocidade e não de relevância e qualidade dos resultados das pesquisas.

Junto com o vídeo, a empresa publicou uma linha do tempo da busca (imagem que abre o post).

Veja também: Histórias escondidas nas buscas

4 respostas para “Busca em 6 minutos”.

  1. Obsessão por velocidade mesmo.

    Curtir

  2. […] 4 Strategies For Engaging Facebook Fans No Matter How “Unsexy” Your Brand Is Ashton Kutcher nao é mais o queridinho do Twitter, perdeu lugar entre os Top 10 Os 10 maiores erros que os freelancers cometem no início de carreira Facebook Will IPO as Early as April 2012 [REPORT] Tablet Owners Define New Category of Shoppers [INFOGRAPHIC] Top 5 Reasons to Intern at Mashable 5 Ways to Never Run Out of Blog Post Ideas Busca em 6 minutos […]

    Curtir

  3. Penso que o sistema de busca será perfeito quando não percebemos que estamos usando ele, tudo na maneira mais natural e instantânea possível. Como pedir informação ou dica a um amigo

    Curtir

  4. […] até consideram a busca de um produto, melhorando a qualidade e rapidez dessas respostas. Isso é positivo? Sim! Mas, até que […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *