O Guardian lançou nesta semana um experimento chamado Newslist (#opennews). Uma lista das pautas que estão sendo trabalhadas pelo Guardian é publicada diariamente no site do jornal. A intenção é que os leitores acompanhem dia a dia as pautas e façam sugestões e comentários.
As pessoas podem fazer comentários por meio da hashtag #opennews.
Semelhante a diversos projetos ditos “open” na internet, o Newslist é “open” até certo ponto. Matérias de fôlego e exclusivas não entram na lista pública.
Ser furão ainda é uma das qualidades mais valorizadas num jornalista. E um profissional que comete furos certamente não gostaria de ver aquela pauta exclusiva exposta para qualquer um.
Contudo, a principal questão do projeto nem é essa, mas sim a forma como foi implementado.
A lista de pautas é apresentada numa planilha inserida em um blog, formato que, cá entre nós, não é lá muito atraente para um leitor. Faria mais sentido uma interface mais dinâmica, na qual as pessoas pudessem comentar e votar nas pautas.
A implementação desse experimento do Guardian é um exemplo de algo que bato na tecla há tempos. Jornalistas que trabalham com web precisam ter noções de UX (user experience). Colocar uma planilha num blog não é a melhor forma de engajar uma audiência.
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