Sistemas de relevância na web, que fornecem conteúdo personalizado, são úteis às pessoas. Eles fornecem o que a gente quer. Evitam que gastemos dinheiro e tempo com coisas que não gostamos.
Contudo, são ruins para a formação de cidadãos. Eles podem nos deixar acostumados a ouvir e a ler somente o que nos agrada e ratifica a nossa visão de mundo.
Ou seja, nos deixam longe daquela visão de mundo discordante, daquele conteúdo que destoa e é importante para a nossa formação.
Essa é uma das principais críticas que Eli Pariser, atual diretor do Moveon.org, apresenta em seu livro de estreia The Filter Bubble: What the Internet Is Hiding from You.
Segundo Pariser, atualmente, a web necessita de mais ruído. Precisamos de sistemas que nos mostrem o contrário, que nos façam prestar atenção em coisas que não conhecemos.
Na última edição da Pop!Tech, quando adiantou o assunto do livro, Pariser chegou a brincar, dizendo que o ideal seria existir um site do tipo “Things You Will Hate”, que indicasse apenas as coisas que você não gostaria, diferentes de sua concepção de vida.
A provocação do autor é boa.
O lançamento está previsto para o dia 12 de maio.
Enquanto isso, vale assistir à apresentação de Pariser no TED 2011.
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