Além dos livros eletrônicos, uma das novidades que o digital trouxe para o mercado de livros foram os “books trailers” (trailers iguais aos de filmes, mas produzidos para divulgar livros).
Recente matéria da Publishing Perspectives destaca que os trailers se tornaram quase obrigatórios na divulgação de um livro – já fazem parte do orçamento de marketing de editoras nos EUA.
O conceito surgiu em 2002, mas somente em 2005 passou a ser absorvido pelas editoras, que viram no formato uma chance de divulgação em meio aos crescentes sites de vídeo.
A escritora Sheila English deu início a tudo na tentativa de encontrar uma forma de destacar a sua obra em meio a tantos registros na web. Hoje a escritora gerencia uma produtora dedicada apenas a criar esse tipo de trailer.
Recentemente foi criado um concurso para “book trailers”, o Book Trailer Awards, que, na última edição, elegeu I Am in the Air Right Now como um dos melhores.
Ter acesso ao primeiro capítulo permanece como a melhor forma de ter um “preview” de um livro. Contudo, não dá para negar o potencial dos “book trailers”. Eu mesmo cheguei a Tweets from Tahrir, sobre o uso do Twitter no Egito, por meio do seu trailer, que circula há alguns dias na web.
Outro “book trailer” que me serviu de ponte foi o de Where Good Ideas Come From: The Natural History of Innovation, de Steven Johnson. Além, claro, No One Belongs Here More Than You, da Miranda July.
Veja também: De onde vêm as boas ideias? (Steven Johnson)
Deixe um comentário