Governo aberto faz bem?

Governos locais que têm uma política de transparência e disponibilizam dados públicos são vistos como mais eficientes. E ainda – seus cidadãos se sentem mais fortalecidos, mais capazes de influenciar as ações do governo. Essa é uma das conclusões do estudo How the Public Perceives Community Information Systems, divulgado pela Pew Internet.

A pesquisa foi feita em 3 cidades dos EUA. Mesmo assim, vale conferir algumas conclusões.

Na hora de buscar informações locais (sobre seu bairro, rua, cidade etc), o Facebook e o Twitter são a principal plataforma de embarque. A maioria dos entrevistados acredita que, hoje em dia, tem um acesso maior a informações locais do que há 5 anos. Em parte, a web tem culpa nisso.

Mais da metade dos entrevistados acredita que a banda larga tem um papel crucial no dia a dia.

O estudo tem 13 páginas. Para resumir, o mais relevante está em mostrar que, a partir do momento que um governo local adota uma postura de transparência, ele gera um efeito dominó. Os cidadãos se sentem mais fortalecidos, logo ficam mais satisfeitos. A satisfação os leva a serem mais ativos – participar mais da dinâmica local, fazer propostas ao governo e dedicar-se mais a atividades locais, ajudando, desse modo, potencialmente a construir uma cidade melhor.

Veja também: Nova York está ficando mais digital

Crédito da foto: Saturnwings

2 respostas para “Governo aberto faz bem?”.

  1. […] aberto faz bem? Governo aberto faz bem? via Tiago Dória Weblog de Tiago Dória em […]

    Curtir

  2. […] Jornais e API – New York Times não é mais um jornal/ Como estão as APIs? Governo aberto – Governo aberto faz bem?/ Nova York está ficando mais digital Comunicação mais multimidia na web – Para muito além […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *