O que aconteceu no #brnewtech

Nesta quinta-feira, participei do meetup do BR New Tech, evento organizado pela Brazil Innovators e que aconteceu na sede da Microsoft Brasil, em São Paulo.

Criada em 2010, a Brazil Innovators é uma organização que tem a proposta de trazer ao Brasil empreendedores e, principalmente, a “cultura de inovação e de empreendedorismo” do Vale Silício. Para isso, são realizados eventos como o meetup que eu participei.

O encontro desta quinta-feira foi bem direto. Começou com um bate-papo com 5 investidores de capital de risco. Eric Acher, da Monashees Capital, e Amit Garg, da Norwest Venture Partners, por exemplo, afirmaram que, dos países do BRIC, o Brasil é o melhor atualmente para investir.

Garg lembrou que a infraestrutura na Índia é terrível e, na China, para fazer qualquer negócio você precisa ter bons contatos no governo.

Os 5 investidores lembraram da importância de fortalecer o ecossistema de investidores e startups. Todos ganham com isso.

Uma parte que achei interessante foi quando o investidor Simon Olson lembrou uma característica cultural no Brasil e que influencia no empreendedorismo. Nos EUA, as pessoas param de morar com os pais quando vão para a universidade. Aqui, no Brasil, ao contrário, somente quando casam, vão morar fora. Isso faz com a família tenha uma grande influência na escolha do primeiro emprego (no final, acaba-se optando pelo trabalho mais estável, em grandes empresas).

A segunda parte do meetup do BR New Tech contou com a apresentação de 3 startups brasileiras, selecionadas pelos organizadores:

1) Bolsa Cheia, site de finanças voltado para mulheres. Fornece diversas ferramentas que permitem às mulheres economizar e reinvestir o seu dinheiro.

2) Guia CMYK , serviço online de busca e gerenciamento de gráficas.

3) Best Cool Fun, desenvolvedora de games para celular, famosa pela criação dos aplicativos iCerveja e Ant Smasher.

A terceira parte do meetup foi a mais importante – networking entre o público.

Com esses e outros eventos no Brasil, o que, para mim, ficou bem evidente é que está crescendo por aqui “uma cultura de startups“, de criar pequenas empresas iniciantes focadas em inovação.

É somente questão de tempo para que as startups comecem a aparecer em outras áreas, como a de jornalismo (no último concurso da ONA, as startups de jornalismo foram destaque).

“Onde houver oportunidade para inovar, as startups estarão lá”, lembrou IN Hsieh, um dos organizadores do BR New Tech.

O Br New Tech conta com um grupo e quem quiser acompanhar os desdobramentos dos meetups é só seguir a hashtag #brnewtech

Veja também: O que aconteceu no Yahoo! Open Hack Day 2010

Uma resposta para “O que aconteceu no #brnewtech”.

  1. […] também: O que aconteceu no #brnewtech Enviar por […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *