Radiohead mais conservador, porém com mais opções de formatos

Uma vez mais, o lançamento de um disco do grupo Radiohead causou burburinho nos principais blogs de mídia.

Quase quatro anos depois de In Rainbows, em que as pessoas podiam pagar o quanto quisessem pelo álbum, a banda anunciou o lançamento de The King of Limbs. O álbum será lançado primeiro na versão digital (MP3 e WAV) e depois na versão física (CD e vinil).

A banda resolveu privilegiar, uma vez mais, a distribuição digital.

A venda do disco funcionará no seguinte esquema – a partir de sábado, o álbum estará disponível para download em formato MP3 por US$ 9, ou em WAV (com melhor qualidade) por US$ 14.

Ou ainda o pacote chamado “newspaper album” (indireta aos jornais), com um CD, dois vinis, download em formato MP3 e material gráfico (artwork/embalagens) por US$ 48. Ou – dois vinis, um CD, download em formato WAV e material gráfico por US$ 53. Essas duas últimas opções estarão disponíveis somente a partir do dia 9 de maio.

Um ponto que achei interessante no lançamento é que o Radiohead leva em conta que existe gente disposta a pagar a mais por uma gravação com melhor qualidade (vide a versão de King of Limbs em formato WAV, que é mais cara, porém com melhor qualidade).

Em relação ao In Rainbows, a priori, a postura da banda é mais conservadora (afinal de contas, o preço de King of Limbs é fixo), porém há mais opções de formatos. Praticamente, você pode ouvir o álbum no formato que quiser – MP3, CD ou vinil (faltou somente o streaming).

Ou seja, pode escolher o formato que for mais conveniente e não necessariamente somente o digital.

Talvez, o Radiohead tenha dado uma olhada no livro “I live in the future and here`s how it works“, de Nick Bilton, no qual o “tecnólogo” do NYTimes afirma que o futuro será formado pela diversidade de formatos. Existirão produtos para cada demanda. Se você gosta de ler jornal em papel, ele existirá. No tablet? Ele existirá ao lado do formato para web. Diversidade de opções é o termo que melhor define o nosso futuro. Você deve fornecer opções e não apenas um formato ao seu público.

Veja também: Beatles no iTunes: importância é simbólica

Uma resposta para “Radiohead mais conservador, porém com mais opções de formatos”.

  1. Algumas bandas têm usado a plataforma da Topspin Media para lançar seus álbuns. Ela oferece várias versões digitais e pacotes premium, com mídia física e brindes bacanas que todo fã gosta. Tudo pode ser comprado com antecedência, em pré-venda.

    Das que acompanho e me lembro, os últimos discos do Interpol e do Linkin Park foram comercializados nesse sistema. Comprei o do Interpol na pré-venda, e apesar de alguns problemas para baixar no dia do lançamento (os arquivos em MP3 vieram sem id3tag), é um modelo bastante interessante.

    []’s!

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *