Al Jazeera e a distribuição via Twitter

Há uns 2 anos, eu comentei sobre o quanto a Al Jazeera estava tirando proveito de uma das principais características da internet – o baixo custo de distribuição.

Desde 2009, sem muitos custos, a emissora de TV vem utilizando o YouTube para distribuir o seu conteúdo.

E, ano passado, passou a adotar o “modelo grátis” como tática para entrar em novos mercados. Enquanto seus concorrentes passavam a cobrar por conteúdo, a Al Jazeera distribuía, de forma gratuita, o seu material em todos os canais possíveis (celular, web, tablets).

Durante os recentes protestos no Egito, a emissora adotou uma tática diferente – usar o Twitter como plataforma de distribuição do sinal de suas transmissões ao vivo na web.

Tweets pagos foram utilizados, palavras-chaves compradas.

Em questão de dias, o Twitter se tornou a principal fonte de tráfego para o site da emissora.

Normalmente quando a gente pensa em Twitter e TV, lembra logo do uso do serviço de microblogging como “espaço de comentários“. A Al Jazeera foi além. Olhou para o Twitter como “plataforma de distribuição de seu sinal de TV”.

Veja também: ABC News experimenta microblog em código aberto

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