Há uns 2 anos, eu comentei sobre o quanto a Al Jazeera estava tirando proveito de uma das principais características da internet – o baixo custo de distribuição.
Desde 2009, sem muitos custos, a emissora de TV vem utilizando o YouTube para distribuir o seu conteúdo.
E, ano passado, passou a adotar o “modelo grátis” como tática para entrar em novos mercados. Enquanto seus concorrentes passavam a cobrar por conteúdo, a Al Jazeera distribuía, de forma gratuita, o seu material em todos os canais possíveis (celular, web, tablets).
Durante os recentes protestos no Egito, a emissora adotou uma tática diferente – usar o Twitter como plataforma de distribuição do sinal de suas transmissões ao vivo na web.
Tweets pagos foram utilizados, palavras-chaves compradas.
Em questão de dias, o Twitter se tornou a principal fonte de tráfego para o site da emissora.
Normalmente quando a gente pensa em Twitter e TV, lembra logo do uso do serviço de microblogging como “espaço de comentários“. A Al Jazeera foi além. Olhou para o Twitter como “plataforma de distribuição de seu sinal de TV”.
Veja também: ABC News experimenta microblog em código aberto

Deixe um comentário