Em mais um capítulo de sua relação de amor e ódio com alguns jornais, a Google anunciou que doará US$ 5 milhões para organizações não-governamentais focadas em inovação no jornalismo.
Desse total, US$ 2 mi vão para a Knight Foundation, nos EUA, que, por sua vez, destinará US$ 1 mi para o Knight News Challenge, concurso que busca eleger os projetos mais inovadores de jornalismo. Os US$ 3 mi restantes serão destinados a organizações em outros países.
Não é a primeira nem deve ser a última vez em que a Google investe em inovação tecnológica no jornalismo. Recentemente, a empresa se uniu ao NYTimes e ao Washington Post para desenvolver o projeto Living Stories, que tinha a proposta de criar uma “nova forma de consumir notícias”.
A doação tem um quê de ação de relações públicas. Além disso, a intenção é incentivar o uso de produtos da Google, como YouTube e Google Maps.
Contudo, de certa forma, fortalecer o jornalismo digital sempre interessou à empresa de busca. Quanto mais publicações produzindo conteúdo, melhor para o buscador da Google.
No ano passado, Eric Schmidt, diretor geral da Google, afirmou que o conteúdo dos jornais é importante para a empresa, pois o sistema de busca da Google depende de boa informação.
Veja também: Jornal bonito e provocador
Crédito da foto: Garry Knight

Deixe um comentário