Os rumores começaram há uma semana e agora foram confirmados.
O iraniano Hossein Derakhshan, 35 anos, mais conhecido como Hoder (foto acima), foi condenado a 19 anos de prisão pela justiça do Irã.
Detido desde 2008 e um dos pioneiros dos blogs no mundo, Hoder é acusado de ser um “espião de Israel” e de “colaborar com países inimigos”.
Segundo o Financial Times, o que pode ter motivado a decisão da justiça iraniana foi uma viagem que Hoder fez para Israel em 2006 na tentativa de aproximar iranianos e israelenses.
O iraniano poderá recorrer da decisão.
A prisão e a posterior decisão da justiça do Irã chamaram a atenção de muita gente, pois Hoder tem uma importância histórica para quem acompanha ou estuda blogs há algum tempo.
Em 2005, para ajudar a explicar o que vinha fazendo desde 2001 em seu blog Editor: Myself, criou o termo “bridge-blogger“. Refere-se a pessoas que utilizam o seu blog para fazer uma “ponte” entre duas culturas.
Por exemplo, autores de blogs que escrevem sobre a política chinesa para uma audiência americana. Neste caso, essas pessoas funcionam como “pontes”, traduzindo e contextualizando notícias e acontecimentos locais para o inglês.
O conceito de “bridge-blogger” serve até hoje de referência para a atuação de projetos como o Global Voices Online, que reúne uma rede de colaboradores (tradutores) em diversos países.
Hoder também atuou como um “hub” para o crescimento dos blogs no Irã. Em 2001, criou um guia sobre como blogar e burlar a censura no país.
Desde 2005, era colaborador esporádico do Guardian.
Veja também: Braziu no ar e a volta do pessoal do A Nova Corja

Deixe um comentário