Raio-X da imprensa de tecnologia

Apesar de algumas tecnologias terem um efeito cada vez maior no nosso dia a dia, a editoria de tecnologia não é a que ganha mais atenção. Ela responde por apenas 1,6% da cobertura da “grande imprensa”, ao lado das editorias de meio ambiente e educação. É o que mostra um estudo do Pew Research Center sobre como é feita a cobertura do setor de tecnologia.

Segundo a pesquisa, a Apple é a empresa que mais atrai a atenção da imprensa. Entre junho de 2009 e de 2010, o 2º assunto mais comentado foi o lançamento do iPhone 4.

O 1º foi a questão do perigo de dirigir um veículo e, ao mesmo tempo, publicar ou ler mensagens no celular, pauta que, diga-se de passagem, rendeu um prêmio Pulitzer para o NYTimes (série de matérias chamada Driven to Distraction).

Outro detalhe é que, em geral, o tom da cobertura da imprensa de tecnologia é meio dividido. Em sua maioria, as matérias são positivas (23%), dizem que a internet deixa a nossa vida mais produtiva. Porém, 18% mostram o lado negativo (cibercrimes e problemas de privacidade).

Nem é preciso ir muito longe para saber o motivo da Apple atrair tanta atenção da mídia. Nos últimos anos, a empresa vem lançando uma série de produtos que, direta ou indiretamente, têm alterado a forma como consumimos ou vemos o consumo de conteúdo – iTunes, iPod, iPad.

Além disso, a Apple passou a tratar computadores como objeto de consumo e não uma “ferramenta científica” (não é uma questão apenas de RP). Existe também a teoria, não confirmada, de que notícias relacionadas à Apple vendem mais jornal.

Veja também: Maioria não sabe o que é iPad. Apple explica be-a-bá

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