Mal iniciou a semana e o YouTube começou a testar uma plataforma de transmissão ao vivo, semelhante à fornecida por sites como Ustream.tv e Justin.tv.
A notícia dos testes não é muito bombástica. Há um bom tempo, o YouTube vem fazendo transmissões ao vivo de eventos – o pioneiro YouTube Live, shows de bandas como U2 e Arcade Fire, além do discurso de posse de Barack Obama, presidente dos EUA.
A diferença é que agora o YouTube pretende oferecer a tecnologia para terceiros (parceiros).
Num primeiro momento, durante dois dias, Young Hollywood, Next New Networks, HowCast e o velho conhecido videocast Rocketboom estarão testando a tecnologia de transmissão ao vivo do YouTube (a agenda completa das transmissões está aqui).
Enquanto escrevia esse post, o Young Hollywood era exibido ao vivo, com a participação do Steve-O, do Jackass. Não tive problemas ao assistir. A transmissão não travou. Somente achei que existe muito spam nos comentários que são postados ao vivo.
Segundo o contador do YouTube, 5.753 pessoas estavam assistindo à transmissão.
Os testes da plataforma de transmissão estão relacionados às recentes aquisições da Google. Em abril, a empresa de busca comprou a Episodic, startup voltada à tecnologia de streaming.
Acredito que o “YouTube ao vivo” também esteja ligado a outro produto da Google – a Google TV, que tem como carro-chefe levar o conteúdo do site de vídeos para os aparelhos de TV.
Antes mesmo de ser lançada, a Google TV é criticada por dar sinais de que fornecerá pouco conteúdo. A aposta da Google em lançar, até o final do ano, um serviço de aluguel de filmes no YouTube é uma tentativa de amenizar essas críticas.
E agora, com o “YouTube ao vivo”, a empresa de busca terá a chance de mostrar que as possibilidades da Google TV poderão ser maiores.
Veja também: Filme sobre a criação do Google

Deixe um comentário