O Guardian lançou um plugin para WordPress que permite publicar o conteúdo do jornal diretamente em um blog. Sem necessidade de copiar e colar textos.
O plugin tem a intenção de facilitar a vida de autores de blogs que gostam de republicar uma matéria do jornal, acompanhada ou não de um comentário pessoal.
O funcionamento do plugin é bem simples:
Depois de instalado, na seção Posts (artigos) do WordPress, aparece o link Guardian News Feed. Ao clicar nele, você tem acesso a uma lista das principais notícias do Guardian, prontas para serem publicadas, com texto, títulos, fotos e até palavras-chaves (imagem acima).
Você pode editar o texto da notícia acrescentando um comentário pessoal acima da matéria. Fora isso, você não pode alterar mais nada no texto – modificações em links e imagens, por exemplo, não são permitidas (imagem abaixo).
Para utilizar o plugin, que é gratuito, é necessário inserir um código, liberado via registro no site do Guardian Open Platform – procedimento normal sempre quando você utiliza a API de um serviço de internet (o conteúdo do plugin é inserido via API do Guardian).
O plugin tem dois detalhes que podem desagradar algumas pessoas – com a matéria vem a publicidade do Guardian (você é obrigado a publicá-la junto com a notícia), além disso não existe muito critério na formação da lista de matérias que podem ser publicadas via plugin.
No meu blog, a lista era formada, em sua maioria, por notícias de esportes. O ideal seria ter um filtro “inteligente” que indicasse conteúdos do Guardian alinhados com o do meu blog.
O lançamento do plugin faz parte da “filosofia” de transformar o Guardian em uma plataforma aberta de conteúdo, assunto que você tem lido aqui, no blog.
Veja também: Guerra de APIs de jornais


Deixe um comentário