Governo brasileiro lança cartilha de redação web

O governo federal lançou uma cartilha de redação para a web, que reúne orientações de boas práticas para a comunicação governamental no meio digital. A iniciativa partiu da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento.

Com o lançamento e a adoção da cartilha, a intenção é melhorar a maneira como os sites governamentais oferecem informações aos cidadãos.

Pelo que dei uma olhada, o documento, que possui 49 páginas, aborda diversos temas, como SEO, arquitetura de informação e o recente uso de microblogs.

A cartilha foi elaborada por um dos pioneiros do jornalismo online no Brasil e antigo leitor deste blog, o jornalista e consultor Bruno Rodrigues, autor de ‘Webwriting – Pensando o texto para a mídia digital‘, livro precursor do conceito de redação para a web.

Em seu blog, Rodrigues conta que a intenção não é criar regras, mas destacar um conjunto de sugestões e boas práticas – “nada do que produzi para o material é teórico, cada item é reflexo de boas práticas de mais de uma década na relação conteúdo e leitor, governo e cidadão”.

A cartilha pode ser baixada completa (em formato pdf).

Veja também: Guia britânico de conduta no Twitter

3 respostas para “Governo brasileiro lança cartilha de redação web”.

  1. Avatar de Guilherme Bellia
    Guilherme Bellia

    ficou bacana. boa iniciativa do bruno. conheço auditores que por iniciativa própria criaram softwares para auxiliar o trabalho e ficaram tão bons que acabaram sendo adotados pelo governo. esse tipo de pró-atividade é muito importante.

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  2. Iniciativa bem legal!

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