Quem nunca enviou/publicou um conteúdo e depois se arrependeu?
Em tempos de demissões por causa de mensagens publicadas no Twitter e no Facebook, a Retrevo publicou um estudo interessante sobre o assunto – 32% dos entrevistados se arrependeram de algo que publicaram na web, sendo que apenas 13% conseguiram apagar o conteúdo, evitando, dessa forma, uma repercussão maior.
Geralmente os danos causados pelas mensagens inapropriadas, que depois causaram arrependimento, são pequenos. Apenas 3% dos entrevistados tiveram problemas no casamento ou em relacionamentos e 6%, atritos no trabalho devido a uma mensagem publicada online.
Graças a sua capacidade de permitir publicar informações de forma instantânea e de qualquer lugar, os smartphones são o principal meio para a publicação das mensagens inapropriadas. Sabe como é, às vezes, você manda aquela mensagem (SMS, foto, tweet, post, email) que não devia por meio do celular.
O estudo é bem simples, não leva em conta a questão da noção de responsabilidade, que é bem relacionada ao assunto.
As tecnologias dão a você facilidades para publicar e enviar o que e quando quiser, mas depois assuma as consequências, até por que, na internet, é difícil ter direito ao esquecimento.
Veja também: Após 39 anos, o email continua firme e forte
Crédito da foto: DMjarvey

Deixe um comentário