Facebook e o jeitinho de ganhar dinheiro com a internet

Dia 31 de maio é o “Dia de sair do Facebook“, o QuitFacebookDay. As recentes mudanças na política de privacidade do Facebook, que, uma vez mais, minimizam a autonomia dos usuários, seriam o principal motivo do protesto. Elas seriam um “atentado contra a privacidade”.

O QuitFacebookDay parece ser mais um daqueles movimentos online que, no final das contas, resultam em pouca coisa e servem mais para autopromover quem os cria.

Sempre quando uma plataforma de rede social coloca os seus usuários em segundo plano, surge um movimento deste tipo. Lembra do “Delete Your MySpace Day“?

Principal motivadora do protesto, as recentes mudanças na política de privacidade do Facebook estariam relacionadas ao projeto de monetizar a rede social (assunto que comentei com mais detalhes aqui, no blog, há duas semanas). Ou seja, em troca de sacrificar a privacidade dos usuários, o Facebook estaria atrás de um caminho curto e rápido de gerar receita ou de, pelo menos, mostrar-se como um negócio sustentável.

Lembra daqueles autores de blogs que, há 3 anos, prometiam uma forma mágica de “ficar rico com a internet” entupindo o blog de banners e links patrocinados, sacrificando, desse modo, a “experiência do usuário”? A mentalidade seria parecida.

Portanto, se existe algo para protestar, é contra essa mentalidade de que existe um caminho curto, simples e rápido de “ganhar dinheiro com a internet” sacrificando os usuários, colocando-os em segundo plano.

Enquanto existir esse tipo de pensamento, sempre acontecerão “atentados contra a privacidade”.

Veja também: Número de Dunbar no Facebook

Crédito da foto: Avlxyz

15 respostas para “Facebook e o jeitinho de ganhar dinheiro com a internet”.

  1. O criador do facebook não precisa de nada mais para ficar rico! Ele já ficou rico com o facebook! Quem fala isso não sabe o que está falando!!!

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  2. Excelente análise. Realmente, essa mentalidade está muito presente na internet.
    Cliente chegam pedindo soluções mágicas para ganhar dinheiro e sempre colocando os usuários em 2º plano.

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  3. ué…mas o Facebook já não fazia isso antes? São tantos botões para clicar – e a maioria deles, levando para links-spam. Os botões de navegação sempre ficam escondidos no meio dessa propaganda toda…então isso significa que ainda vai piorar? O Facebook já é chato por natureza, tem um design conservador "made in america", pensado para abrigar propagandas. Vamos falar a verdade, as redes sociais foram autorizadas pelos governos porque aumentam o seu controle e o das corporações sobre as liberdades individuais. E isso se considerarmos que liberdade é nascer, enfrentar 15 anos de estudos para ser preparado para trabalhar diariamente 12 horas por dia, numa atividade cuja finalidade maior é enriquecer um pequeno e seleto grupo de meia dúzia de gananciosos…

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  4. Esse tal de facebook é uma m…!

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  5. pensando bem, dia 30 de maio ,vou excluir meu nome de la! kkkkkkkkkkkk

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  6. Esse é um problema que todos tem, uns mais outros menos. porém tem outro problema que é, também maior, no facebbok, que são os pedidos de amizade, tive vários pedidos que aceitei e quando fui entrar em contato, fui questionado sobre quem eu era, o que deixa claro que não foi a pessoa quem me mandou o convite, fiquei indignado e nunca mais acessei, nem cancelei.

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  7. Tiago, não sei se você já ouviu falar dessa ideia. Trata-se do Projeto
    Diaspora, uma Rede Social Descentralizada. Achei bastante interessante
    a iniciativa. Uma saída para a falta de privacidade das redes sociais
    atuais, como Facebook, Orkut, Twitter etc. O que você acha? Poderá
    ser um dos caminhos para o futuro das redes sociais?

    seguem os links:
    http://www.joindiaspora.com/
    http://readwriteweb.com.br/2010/05/06/projeto-dia

    abraço

    Diego

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    1. Parece ser bem interessante. O conceito distribuído é bem atual.
      Acho que vale acompanhar esse projeto.

      abs

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  8. Não entendo o medo pela falta de privacidade, quem em seu juízo perfeito
    vai colocar informações extremamente pessoais, ou que não possam ser
    vistas na internet? Se quer privacidade não exponha suas informações!!!!!

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  9. Não sei qual seria a solução para a américa.
    Mas para o brasil, suponho que talvez uma rede
    socialista de relacionamento, em vez de social, resolva tudo.
    Para que perder tempo e privacidade com o padrão americano?.
    Somos preciosos. Muitos nos cobiçam.

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  10. Eu acho interessante a idéia de promover um dia de sair do Facebook, não porque há um "suposto desrespeito com a experiência do usuário" (não acho muito provável que esse respeito existisse em primeiro lugar), mas um protesto contra a banalidade viral do Facebook e derivados, que se impõe como quase uma obrigação social. Pra que exatamente ele serve mesmo, além do sentimento de inclusão?

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  11. O velho problema do monopólio… tem sempre um maluco querendo conquistar o mundo…

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  12. […] A principal frase que tem sido divulgada para mobilizar os usuários é “Se você concorda que o Facebook não respeita você, suas informações pessoais ou o futuro da web, você deve se juntar a nós”. Muitos têm reclamado “das recentes mudanças na política de privacidade do Facebook estariam relacionadas ao projeto de monetizar a rede social (assunto que comentei com mais detalhes aqui, no blog, há duas semanas). Ou seja, em troca de sacrificar a privacidade dos usuários, o Facebook estaria atrás de um caminho curto e rápido de gerar receita ou de, pelo menos, mostrar-se como um negócio sustentável.” (Tiago Dória). […]

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  13. O problema é que a internet esta cheia de pessoa que não estão em seu juízo perfeito @ Ricardo!
    Já vi cada coisa em perfis do Orkut que até deus duvidaria!

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