Quem vem primeiro: os comentários ou o post?

Parece que na Economist o negócio está se invertendo. Repecurte em vários blogs de mídia e tecnologia a ferramenta que a publicação lançou em seu site.

O Conversation Cloud agrega e disponibiliza em formato de nuvem de tags todos os comentários feitos em blogs e artigos da Economist. Tudo em caráter experimental.

Ao clicar em uma palavra, o leitor visualiza os comentários relacionados a mesma. Por exemplo, se você clicar em “Barack Obama”, visualizará todos os comentários em que o presidente dos EUA é citado.

A ferramenta foi criada pela agência Jodange, especializada em criar “tecnologias agregadoras” de opiniões na web. Com o Conversation Cloud, a ideia da Economist é permitir inverter a ordem tradicional, você lê primeiro os comentários e depois a matéria.

Pesquisas feitas pela agência detectaram que há pessoas que lêem os comentários antes das matérias, além disso muitas vezes eles são determinantes na hora de decidir ler uma reportagem.

Para testar a ferramenta, é só seguir aqui. O Conversation Cloud aparece na barra à direita.

Veja também: A queda do poder da home

8 respostas para “Quem vem primeiro: os comentários ou o post?”.

  1. Se lerem o meu comentário antes de ler este post, vão querer ler o post depois. É um assunto que vale a pena ser mais investigado. Agregar comentários facilita na hora de tentar reconhecer a percepção dos internautas acerca de determinado assunto, e esse tipo de informação é fundamental para a comunicação nos dias atuais.

    Curtir

    1. Se lerem o meu comentário antes de ler este post, "NÃO " vão querer ler o post depois. rsrs

      Curtir

  2. Bem interessante! Pode ser usado como pesquisa, para saber o que os usuários estão pensando sobre certo assunto, conforme comentaram acima! rs

    Curtir

    1. O interessante dessas ferramentas é justamente isso, podem ser utilizadas como um termômetro sobre certo assunto. Mais ou menos como o Guardian já faz há algum tempo.http://www.tiagodoria.com.br/coluna/2010/02/04/semelh

      Curtir

  3. Eu particularmente gosto de dar minha opinião e só depois ler os comentários dos outros assim a gente é mais fiél a nossa opinião.

    Curtir

  4. Depende do "espírito jornalístico" que o leitor tiver: Uns vão buscar o post original para procurar argumentos e informações que comprovem sua opinião ou que desconstrua um argumento de algum outro comentarista. Outros ficarão apenas nos comentários para discussão pura e simples.

    Curtir

  5. […] Da mesma forma que existe um cuidado com o tema e o tom dos posts e matérias, deve existir com os comentários. Os dois têm pesos iguais. Economist que o diga… […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *