Sempre quando algum aluno de comunicação me entrevista, é normal surgir a tradicional pergunta a respeito da disputa jornais versus blogs.
Sempre respondo que, na prática, as coisas não são bem assim. Se existe algum conflito acirrado, é bem mais entre blogs versus blogs e jornais versus jornais. O mercado está competitivo para todo mundo, a escassez de atenção não é algo que afeta 3 gatos pingados.
Um exemplo desse último tipo de conflito aconteceu nesta semana. O NYTimes lançou uma campanha publicitária chamada Numbers, em que ataca o seu futuro concorrente direto, o Wall Street Journal. É feita uma comparação entre os números de leitores de cada jornal.
O motivo da campanha do NYTimes é simples, em breve, o WSJ pretende lançar uma edição do jornal voltada para Nova York. Por outro lado, a razão do WSJ entrar mais ainda no mercado do NYTimes é menos simples. Um pouco de questão comercial, mas principalmente pessoal.
Rupert Murdoch, diretor da NewsCorp, que controla o WSJ, quer acertar as contas com a “elite intelectual do jornalismo” que tanto o excluiu ou ainda o exclui.
A campanha é também um pouco reflexo do quanto o mercado de mídia lá fora está ficando hipercompetitivo. Pode ser acompanhada por meio do site NYTAudience.
Veja também: Murdoch para leigos

Deixe um comentário