Buscador de fotos gigantes (atualizado)

Sabe aquelas fotos panorâmicas em alta resolução que algumas publicações, como WSJ e NYTimes, estão utilizando? O Gigapan é um agregador/buscador que indexa todas elas.

O sistema é relacionado ao dispositivo de mesmo nome, que permite produzir esse tipo de foto.

É interessante o buscador, pois esse tipo de imagem é cada vez mais utilizado pelas publicações em eventos de grandes proporções. Nos resultados, uma foto da AP, por exemplo, ajuda você a ter uma noção melhor da dimensão do “tapete vermelho” na festa de entrega do Oscar.

O projeto para criação do dispositivo quanto do buscador é patrocinado pela Google e a NASA.

Atualização – Nos comentários, o fotógrafo Renato Targa esclareceu melhor o funcionamento do Gigapan. Na verdade, ele funciona como um banco de dados de fotos panorâmicas. Ele possui a funcionalidade de busca, mas é interna, apenas para os arquivos que estão/foram publicados no Gigapan. Funciona, portanto, como “um Flickr” deste tipo de foto panorâmica.

/via @lifehacker

Veja também: Revista com fotos em quase 1.000px

2 respostas para “Buscador de fotos gigantes (atualizado)”.

  1. Tiago,

    segundo o que conversei com o Emmerson Maurilio, que tem esse equipamento, na Campus Party, o serviço não é um buscador/agregador, mas um banco de dados, uma vez que o Gigapan faz compulsoriamente a hospedagem da foto e não permite gerar um arquivo para embed sem primeiro fazer o upload das imagens para o site deles.

    Em http://gigapan.org/about/ você pode a informação sobre o que o software deles faz: “GigaPan Uploader is a free software tool designed to prepare a panorama for gigapan.org and upload it to our servers.”

    Ou seja, chamá-lo de buscador é o mesmo que dizer que o Flickr é um buscador que indexa todas as fotos publicadas… no Flickr, ou que o YouTube é um buscador dos vídeos publicados no YouTube. Não é mentira, mas não é o que se quer dizer ao chamar um sistema de buscador, que dá a impressão de ter um robô associado que varre a internet para conseguir montar seu índice…

    Curtir

    1. @Renato Targa

      Hum, entendi. Ele funciona como um banco de dados.
      Coloquei um “update” no post. Obrigado! abs

      Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *