Após 39 anos, o email continua firme e forte

Scraps, Tweets, SMS. Tudo isso não foi páreo para derrubar o email, até hoje a aplicação de internet mais utilizada. Há quem diga também que os emails dizem bem mais sobre a gente do que os rastros que deixamos nos chamados sites de redes sociais.

Para tristeza dos que anunciam o seu fim, nesta semana, saiu uma pesquisa indicando que grande parte do compartilhamento de conteúdo na web não é feito por meio de plataformas de redes sociais (aka Facebook, MySpace, Orkut), mas por meio de emails.

Em parte, reflexo daquele velho costume de copiar e colar no corpo da mensagem de email um link para algo que você viu de interessante.

Nem precisa ir longe para entender a supremacia do email. É uma ferramenta super simples de utilizar e que atinge uma faixa demográfica bem maior que os chamados sites de redes sociais.

O cientista Ray Tomlinsom deve ter gostado dessa pesquisa. Conseguiu criar uma das tecnologias mais universais.

Veja também: Que tipo de notícia as pessoas compartilham por email?

Crédito da imagem: simiezz

16 respostas para “Após 39 anos, o email continua firme e forte”.

  1. Xará,

    Talvez porque seja o método mais fácil de passar uma mensagem ou seja o meio mais conhecido pelos usuários, o e-mail é, para mim, o local que mais visito na web. A primeira aba é sempre do GMail, não tem como….

    Pode até se dizer que o e-mail é o pioneiro da web 2.0, porque possibilita a troca de mensagens rapidamente, assim como revolucionou o telefone. Basta analisar: as redes sociais não deixam de ser uma forma mais sofisticada de passar e-mails, contando com a adição de alguns aplicativos e informações a mais.

    Abs,
    Tiago

    Curtir

    1. @Tiago Ferreira da Silva

      Com certeza, o email é bem conhecido pelos usuários, assim como os programas de mensagens instântaneas – MSN, Google Talk etc.

      abs

      Curtir

  2. Concordo com cada linha. rs!

    Todo mundo vive anunciando o fim do e-mail, mas, na real, ele ainda é a única coisa que manda mensagens imensas… As vezes, quando da na louca e queremos fugir do 140 caracteres.
    Ou, então, quando queremos contar AQUELE SEGREDO sem querer que ninguém fique futricando nossas mensagens.

    Sei lá, a internet é uma coisa muito louca. Parece que ela foi criada exatamente pra compartilhar nossa vida com todo mundo. Mas eu ainda acho o e-mail uma forma privada de comunicação (e olha que é bem díficil encontrar as palavras PRIVADA e INTERNET na mesma frase).

    Quer outra coisa que explique o sucesso do e-mail? Independentemente do que você queira fazer na internet, você sempre precisará de um e-mail pra fazer o cadastro. Fato. Eu sei disso porque a maioria das minhas amigas só fizeram e-mail pra se cadastrar no Orkut. Acho que elas já até perderam a senha. hauhuahuahuaha!

    Adoreei o post, adorei o blog, adorei tudo. 🙂
    Beijos ;*

    Curtir

  3. Excelente notícia. O e-mail é privado, simples e direto. Além disso assume novo papel como a publicação em plataformas de blogs como posterous, tumblr e etc.

    Curtir

    1. @Felipe Calegario

      É verdade, existe a questão do Posterous, que potencializou o uso do email como ferramenta de publicação de conteúdo.

      Curtir

  4. Desculpe a ignorância, mas o email tem 39 anos????

    Curtir

  5. Tudo e todos os tipos de coisas que tem na internet de ferramentas, e mais um email com nome trocado, deixando tudo livre entre-nos

    Os costumes ditam as regras, que caminham cada dia para mais liberdade, ate colocar a nossa existência como principal elemento existente entre tudo que existe, não depende de nos, nos que dependemos de tudo que existe

    Curtir

  6. Olá Tiago, sou um leitor assíduo deste webblog mas nunca tinha comentado. O e-mail é a ferramenta de trabalho mais completa que já existiu, é leve, de fácil visualização e de rápido envio. Atualmente é possível muito mais que isto, podendo anexar fotos e até vídeos, idéia genial, pois ao comentar sobre algum link de trabalho o indivíduos realiza o comentário escrito e anexa o vídeo ao e-mail e em alguns caso já permite a sua visualização diretamente pelo e-mail. Logo, se bem usada, esta poderosa ferramenta de trabalho ainda se perpetuará por muito tempo. Adoro o meu velho e-mail.

    Curtir

  7. Eu acredito que o sucesso do e-mail está na privacidade, que não é encontrada nas redes sociais, principalmente pelo foco da rede social, que é o de tornar as notícias públicas e fazer contato. Já o e-mail tem um caráter mais reservado, sendo o melhor meio de comunidação escrita que existe devido à sua flexibilidade e velocidade.

    Curtir

  8. […] Dória publicou em seu blog homônimo o artigo Após 29 anos, o e-mail continua firme e forte, em que compartilha – com apoio de diversas referências – que o e-mail é a principal […]

    Curtir

  9. Concordo com o Luiz, embora a gente saiba que quase nenhuma informação que circula pela internet é segura realmente, a grande vantagem do email está na “privacidade” que ele oferece.

    Curtir

  10. […] hoje, 39 anos após a sua criação, o email é a aplicação de internet mais utilizada e o meio mais usado para compartilhar conteúdo na […]

    Curtir

  11. Excelente post com ótimas observações.

    Curtir

  12. O email é imprescindível, seja agora, seja no futuro. Tudo que for necessário ao armanezamento tem por objetivo ser uma caixa postal. Meus parabéns pelo artigo.

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *