A PewInternet divulgou uma pesquisa sobre os hábitos de consumo de informação dos americanos. A principal constatação é de algo que já bati na tecla várias vezes.
Segundo o estudo, 92% dos entrevistados não utiliza uma, mas diversas plataformas para se informar durante o dia. TV, jornal impresso, internet, rádio, celular. Todas têm seu espaço. O hábito diário é formado por uma mistura entre plataformas online e offline. Apenas 7% utiliza um único suporte para se informar ao longo do dia.
De certa forma, é mais uma pesquisa que mostra que a maioria das pessoas tem uma “postura agnóstica” em relação a dispositivos. Não são “presas” a um único dispositivo para se informar. Sinal de que o conteúdo deve estar disponível em vários suportes ao mesmo tempo.
Outras duas coisas chamaram a minha atenção:
A primeira delas. Uma porcentagem considerável (40%) considera importante a possibilidade de personalizar a visualização e o recebimento das informações nos sites de notícias. No entanto, na prática, percebe-se que uma parcela bem pequena utiliza ferramentas de personalização.
E a segunda. Em sua maioria, celulares são utilizados para obter informações a respeito de tempo, trânsito ou eventos que estão em curso. Ou seja, ao que tudo indica, “prestação de serviços” deve ter um papel de destaque na versão móvel das publicações. Porém, não é o que acontece na prática, a maioria destaca o mesmo conteúdo da versão web, utiliza a mesma ou nenhuma estratégia de conteúdo na versão móvel, apesar da busca maior por “serviços”.
Vale mencionar que o estudo foi feito no mercado dos EUA. Pode ser visto e baixado aqui.
Veja também: Rede de blogs para celular
Crédito da foto: Faceme

Deixe um comentário