Stewart Butterfield faz parte da história da web. Em fevereiro de 2004, junto com a sua esposa, Caterina Fake, fundou o site de fotos Flickr.
Site que, diga-se de passagem, surgiu de um jogo online – Neverending, criado por Butterfield. O inesperado é que uma função inserida em 2004, que permitia compartilhar fotos em ambiente de chat, acabou fazendo mais sucesso que o próprio jogo. A partir daí, nasceu o Flickr.
O mais inesperado aconteceu depois, quando o site foi comprado pelo Yahoo! em 2005 e, 3 anos depois, o casal fundador pediu demissão da própria empresa da qual eram fundadores.
Dessa forma, Butterfield e Caterina cumpriram o ditado de que, após uma empresa ser comprada, seus fundadores permanecem no comando por no máximo 3 anos.
Hoje, Caterina faz parte do conselho da Creative Commons e é diretora do Hunch, site de recomendação, que já foi tema de post no blog.
Butterfield voltou à cena nesta semana. Anunciou o lançamento até o final do ano de Glitch, jogo multiplayer online. Será uma “mistura de World of Warcraft com Facebook”, segundo ele mesmo definiu.
É um retorno às origens. Butterfield sempre foi dedicado à criação de jogos. O Flickr foi um acidente (positivo) de percurso.
Glitch terá muita coisa de outros jogos online, de “social games” – FarmVille e Mafia Wars – e um pouco de Wii. Em outras palavras, será uma tentativa de trazer pessoas que não são acostumadas a jogar – jogadores casuais – para o mundo dos “jogos multiplayer online”.
Será um novo vício na web? Não dá para saber, na história de Butterfield tudo é inesperado.
Um trailer do jogo já está no ar e segue abaixo.
Veja também:
Como eles tiraram leite de pedra
Crédito da foto: Kris Krug

Deixe um comentário