O Daytum lembra a ideia do Many Eyes, site criado pela brasileira Fernanda Viégas em 2007. Ou seja, permite que as pessoas criem suas próprias visualizações de dados.
Você pode inserir qualquer informação pessoal – o que comeu no jantar durante cada dia da semana, por exemplo – e, a partir disso, o Daytum cria infográficos.
A intenção é facilitar a visualização de informações pessoais. O que faz todo sentido, pois, por meio de infográficos, é mais fácil perceber nuances em um montante de informação.
De repente, a partir do gráfico feito com base nas informações de seu hábito alimentar que você inseriu durante a semana, vai perceber que tem comido muita pizza no jantar e precisa mudar a alimentação.
Achei o Daytum bem completo para o que ele se propõe. Você pode fazer backup dos dados, categorizá-los, torná-los privado ou público e ainda inserir/coletar informação por meio do celular. Direto da rua, por exemplo, pode enviar a informação do que comeu no almoço.
Falo sobre alimentação, mas o site pode ser usado para vários tipos de informação pessoal – filmes que assistiu, o que comprou no supermercado, quais shows foi. O que importa é que ele gera infográficos a partir das informações que você inseriu durante um certo período.
O conceito do Daytum também me lembrou um pouco a ideia do livro Total Recall – O futuro da memória, sobre coletarmos dados a respeito de cada momento de nossas vidas para, a partir disso, criar uma “memória digital” que facilite a recuperação e visualização de detalhes pessoais.
/via @nickbilton
Veja também:
Site permite fazer entrevistas em vídeo à distância

Deixe um comentário