A última edição de 2009 da revista Fast Company saiu nesta semana. Na capa, Ashton Kutcher, que hoje é mais popular no Twitter do que na TV, fala sobre seus negócios na área de mídia.
Porém, na revista um outro artigo chamou mais a minha atenção. Os números a respeito dos Simpsons, seriado que completa 20 anos no ar. Em 17 de dezembro de 1989, foi ao ar a primeira sessão do seriado na Fox (o desenho já existia antes, mas não como seriado).
Para mim, Simpsons é um dos mais interessantes e bem sucedidos produtos de mídia dos últimos tempos e já foi apropriado por uma geração.
Um dos últimos episódios em que participam Nicolas Sarkozy, presidente da França, e a sua esposa, Carla Bruni, virou hit na internet, com espaço para a criação de diversos mashups.
1) Cada episódio demora 6 meses para ser produzido, o que mobiliza animadores nos EUA e Coréia.
2) Além do núcleo familiar (Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie), há 300 personagens paralelos.
3) O episódio na TV mais visto da história dos Simpsons foi Bart Gets an F. Em 1990, 33,6 milhões de pessoas assistiram ao capítulo.
4) No Hulu, o seriado é o 7º programa mais assistido.
5) Em 2008, produtos relacionados ao desenho geraram receita de US$ 750 milhões (Lá nos 50, Walt Disney falava que, no futuro, uma das principais fontes de receita para o mercado de animação seria o merchandising. Parece que ele estava certo).
Muitas vezes não é tanto pelo humor politicamente incorreto que Simpsons chama a atenção (o pessoal do Family Guy é mais preciso neste quesito), mas pela personalidade marcante de cada personagem. E é isso que está presente num dos primeiros episódios que segue abaixo.
Os traços eram um pouco diferentes, mas a personalidade de cada um já estava lá.
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